sexta-feira, 11 de outubro de 2013

MILAGRES



O meu amigo Miguel mandou-me dois emails sobre o Papa Francisco que só hoje tive oportunidade de abrir… e um deles… não consigo resistir a partilhar na íntegra! Que me perdoe o seu autor, mas o texto é de suma importância, e tal como eu… o interesse desse maravilhoso autor deve ser espalhar mensagem para que no mundo haja mais vida como Deus, o único Senhor da vida, sonhou para cada um de nós!
Aqui vai!
“Nestas duas semanas sucederam-se histórias inimagináveis.

O Papa Francisco publicou uma carta aberta no jornal «La Repubblica» (11 de Setembro) e poucos dias depois, Bento XVI publicou outra carta, no mesmo jornal (24 de Setembro). Dois textos primorosos, sobre a Fé, que se lêem de um fôlego. Para acrescentar à novidade, o jornal em que estes artigos apareceram foi o «La Repubblica», um dos jornais de referência mais agressivamente anti-católicos de toda a Europa!
O mundo está a mudar tão vertiginosamente que nada é seguro, nem sequer a raiva anti-clerical do «La Repubblica».
Um primeiro sinal foi que, há poucos anos, este jornal concedeu uma coluna regular ao anterior porta-voz do Vaticano, Navarro-Vals.
Lembro-me de alguns católicos considerarem traição escrever no jornal do inimigo! Mas o facto é que a coluna teve um êxito enorme, justamente nesse território dos «maus».
 Neste momento, Bento XVI e o Papa Francisco, escrevem no jornal dos maus e os maus publicam cada vez mais notícias favoráveis à Igreja.
 Na terça-feira passada (1 de Outubro) o jornal trazia uma enorme entrevista ao Papa Francisco, muito extensa e com grande destaque na primeira página.
Tão interessante como o que se passa no «La Repubblica» e noutros ambientes da cultura europeia, é a reacção dos outros meios de comunicação.
O próprio «site» do «La Repubblica» reproduz um bom número de primeiras páginas, em inglês, francês, alemão, holandês, espanhol, italiano, português, a noticiar as cartas em que o Papa Francisco e Bento XVI respondem a questões acerca da fé. Algumas titulam «Dois Papas em campanha a favor da Fé», mas a maioria dos títulos é «Pedofilia...».
Também são curiosas as reacções no mundo norte-americano aos acontecimentos recentes.
Um «lobby» homossexual pagou um anúncio ambíguo, de página inteira, a saudar o Papa como amigo dos homossexuais.
 O Presidente Barack Obama, que tem, declaradamente, uma antipatia antiga pela Igreja católica, deu uma entrevista à NBC em que diz que este Papa o impressionou tremendamente.
O repórter diz-lhe que o Papa confirmou com clareza toda a doutrina da Igreja, mas Obama responde que está muito impressionado: «Não é por nenhum assunto de doutrina; é que o Papa Francisco parece ser alguém que vive realmente os ensinamentos de Cristo. (...) É incrivelmente humilde, tem uma empatia incrível com os mais desfavorecidos».
E acrescenta um comentário «Ele é uma pessoa que, primeiro e acima de tudo, pensa em abraçar os outros, em vez de os rejeitar». Entre os católicos norte-americanos, que aguentam, há vários anos, as ferroadas anti-católicas de Obama, poucos acreditaram na sinceridade do Presidente. Mas, quem sabe se Obama está a mudar?
Não sei se é para chorar ou para rir, a Agência Reuters resumiu esta entrevista a Obama dizendo que o Presidente saudava as mudanças de doutrina na Igreja católica. Milhares de jornais em todo o mundo reproduziram o resumo da Reuters...
Entretanto, o  «Avvenire» de 26 de Setembro de 2013 conta uma outra história que merece ser referida.
 O Papa recebeu um grupo enorme de médicos ginecologistas e foi claro:
«As coisas têm um preço e podem vender-se, mas as pessoas têm uma dignidade, valem mais que as coisas e não têm preço. Tantas vezes encontramos situações em que o mais barato é a vida. Por isso, a atenção à vida humana na sua totalidade tornou-se nos últimos tempos uma prioridade forte do Magistério da Igreja, particularmente a atenção àquela vida mais indefesa, o deficiente, o doente, o nascituro, a criança, o ancião.
 No final, um dos médicos aproximou-se do Papa com uma mala de aspecto inquietante.
Dentro, havia meia dúzia de instrumentos cirúrgicos que queria, a todo o custo, entregar-lhe.
Aquela bagagem já lhe tinha causado problemas no avião e tinha sido difícil passá-la na segurança: eram os instrumentos que tinha utilizado para despedaçar bebés antes de nascerem.
 Em 1986, inesperadamente, depois de falar com uma pessoa, converteu-se profundamente.
Decidiu nunca mais fazer abortos, mas conservou aquelas peças durante quase 30 anos, como recordação do mal que tinha praticado.
-«O Papa Francisco impôs-me as mãos, rezou por mim, mandou-me a pregar o evangelho da vida e defender, com os meus colegas, a vida.Disse-me que ia rezar diante daqueles ferros cirúrgicos e que não os ia meter no armazém».
Um Papa a rezar diante dos instrumentos do aborto, como quem reza diante de uma Cruz!”

Não me canso de pensar em tudo quando passei na minha vida! E a conclusão é simples! Custou-m muito passar por tão maus bocados… mas foram eles que mais me ajudaram a crescer! Faz-me lembrar aquela passagem do Eclesiastes que nos diz que há tempo… para tudo… interessa gastar muito bem… aproveitar muito bem tudo quanto de bom se pode retirar de todos esses tempos.
O Papa Francisco, com tudo quanto ele é e tudo quanto o envolve, é um milagre maravilhoso no mundo em que vivemos!
Rezemos pelo Santo Padre, pelos Bispos, pelos Sacerdotes, pela Igreja Católica em geral a quem é pedido exemplo de vida em Deus repleta de união, compreensão, solidariedade, amor e paz, e peçamos também pelos políticos do nosso País e de todo o mundo, pois deles depende o bem-estar das comunidades e uma boa justiça social que acabe com as mais diversas fomes que afetam tantos dos nossos irmãos!
Que a mãe do céu nos proteja e o Divino Espírito Santo nos oriente e fortaleça.

Sem comentários: