domingo, 6 de outubro de 2013

SÓ DEUS FAZ A UNIÃO





Temos de estar convictos de que só Deus faz a união entre todos os povos, no que o Chefe temporal da Igreja, o Papa Francisco, está muitíssimo empenhado!
Temos que esquecer velhas guerrilhas que tanto mal fizeram à sociedade e tantas vidas roubaram, ou melhor, aprender com elas de que o melhor da vida é a compreensão, aceitação, liberdade, paz e harmonia.
Vejamos o que, depois de evocar outras formas de aproximação entre as gentes, o que ele disse o Papa Francisco e que achei deveras importante:

“A Igreja olha também com estima para os muçulmanos. Adoram eles o Deus Único, vivo e subsistente, misericordioso e omnipotente, criador do céu e da terra, que falou aos homens e a cujos decretos, mesmo ocultos, procuram submeter-se de todo o coração, como a Deus se submeteu Abraão, que a fé islâmica de bom grado evoca. Embora sem o reconhecerem como Deus, veneram Jesus como profeta, e honram Maria, sua mãe virginal, à qual por vezes invocam devotamente. Esperam pelo dia do juízo, no qual Deus remunerará todos os homens, uma vez ressuscitados. Têm, por isso, em apreço a vida moral e prestam culto a Deus, sobretudo com a oração, a esmola e o jejum.
E se é verdade que, no decurso dos séculos, surgiram entre cristãos e muçulmanos não poucas discórdias e ódios, este sagrado Concílio exorta todos a que, esquecendo o passado, sinceramente se exercitem na compreensão mútua e juntos defendam e promovam a justiça social, os bens morais e a paz e liberdade para todos os homens.”

Os documentos conciliares têm estado muito esquecidos! Passados que vão cinquenta anos da sua realização, é hora dos cristãos acordarem para as verdades desses documentos, para as enraizarem na vida, para crescermos em união e paz, em doação, entrega, compreensão, dedicação, amor!
Acabemos com os escárnios, as críticas que tão mal fazem! Aceitemos cada um tal como é! Se acharmos que algo não está bem, guardemos para nós e falemos dele ao Senhor e à Mãe do Céu, pois só eles podem ajuizar a verdadeira razão de todos os comportamentos e ajudar as pessoas a mudar.
Quanto a nós… sejamos exemplo e rezemos, se possível, sem magoar, poderemos usar a palavra… mas será bem melhor que o nosso comportamento fale por nós!
Que o Espírito Santo nos fortaleça para que possamos ser cada vez mais aquilo que Deus sonhou para nós!

Sem comentários: