quarta-feira, 16 de outubro de 2013

O PODER DA ORAÇÃO



Diziam-me em criança que “rezar é falar com Deus”! Depois de tantos anos passados e sempre a orar e a pensar na oração, ainda não sei muito bem o que é rezar!
Há dias, encantei-me com um escrito que me chegou do Papa Francisco, em que ele diz:

“A oração corajosa é ouvida por Deus”, é precisocoragem para bater à porta, a coragem de ter confiança para que o Senhor nos ouça”!
"Como nós rezamos? Rezamos assim por hábito, piedosamente, mas tranquilos, ou nos colocamos diante do Senhor para pedir a graça, para pedir por aquilo que rezamos? A atitude com que rezamos é importante porque uma oração que não seja corajosa, não é uma verdadeira oração. Precisamos de coragem de ter confiança de que o Senhor nos escuta, a coragem de bater à porta. Quem pede, recebe; quem procura, encontra; e quem bate, a porta se abre”.
Quando nós rezamos corajosamente o Senhor nos concede a graça, mas também Ele se dá a Si mesmo na graça: o Espírito Santo, ou seja, si mesmo! Jamais o Senhor concede ou envia uma graça por correio: jamais! Ele a concede! Ele é a graça! Nossa oração se for corajosa, recebe o que pedimos, mas também o que é mais importante: o Senhor.
Alguns recebem a graça e vão embora, como os dez leprosos que são curados por Jesus, mas somente um volta para agradecer-Lhe. É preciso pedir também aquilo que a oração não ousa esperar: ou seja, o próprio Deus.
Não façamos a desfeita de receber a graça e não reconhecer Quem a dá: o Senhor. Que o Senhor nos dê a graça de doar-se a si mesmo, sempre, em toda graça. E que nós o reconheçamos, e que o louvemos como aqueles doentes curados do Evangelho. Porque naquela graça, encontramos o Senhor”.

Tantas aprendizagens sobre a oração! Como oro eu? Será que aproveito todas as ocasiões para orar? Será que consigo minimamente fazer da minha vida uma oração?
Não sei!...
O caminho faz-se caminhando! Aprende-se a orar orando! Orando… com palavras, com fórmulas decoradas escritas nos livros ou pagelas, sim… mas também orar no silêncio sem nada dizer escutando o Senhor ou falando-Lhe no íntimo do coração, orando com a observação da Natureza, o encanto das crianças, a sabedoria do idosos! Orando comunitariamente, orando a sós, orando!...
Orando na maior de todas as orações, a sagrada Eucaristia! Orando a desfiar as contas do Rosário! Orando na leitura e meditação dos textos sagrados! Orando a escutar e conversar com quem necessita de ser ouvido! Orando a partilhar com quem necessita de algo de nós! Orando…
Orando sem cessar o melhor que conseguirmos pois a oração é a melhor arma contra o poder do maligno! As tentações são mais que muitas! E precisamos de estar muito atentos para evitarmos cair em caminhos errados, pois é disso que o poder do mal está à espera!
Que o Divino Espírito Santo me(nos) fortaleça e a Virgem Mãe Maria nos ensine a rezar como convém!

Sem comentários: