quinta-feira, 10 de outubro de 2013

PAI-NOSSO




No Evangelho de hoje Jesus ensinou a rezar o Pai-nosso aos seus discípulos… o Pai-nosso… que tantas vezes repetimos mas não como convém… porque não conseguimos pensar seriamente nas palavras que vamos pronunciando!
Claro que Deus é o nosso Pai… mas não deveremos dizer “Pai-nosso”… se não considerarmos as pessoas que nos rodeiam como irmãs em Jesus Cristo, porque Deus é Pai de todos, foi Jesus que no-lo disse.
“Que estais nos céus”… os céus… os altos céus… que estão muito acima de nós… mas Deus está muito perto de nós, Deus está onde um homem ou mulher estiver! “Estais nos céus”… em qualquer lugar onde Deus estiver é o céu, porque a presença de Deus é o céu. E se Deus está em nós… nós, na caminhada deste mundo… já estamos numa antecipação do verdadeiro céu!
“Santificado seja o vosso nome”… se eu peço que seja santificado o nome de Deus tenho que fazer tudo para viver de acordo com a Sua Santíssima vontade… de contrário… sou como os fariseus, digo uma coisa… mas faço outra!
“Venha a nós o Vosso Reino”… para pedir para mim o Reino de Deus… eu tenho que viver segundo a vontade de Deus!
“Seja feita a vossa vontade” se eu digo… se eu peço a vontade de Deus… tenho que fazer tudo por viver segundo a vontade de Deus… não faz sentido que seja de outro modo!
“Assim na terra como nos céus” eu tenho que desejar que todos vivam segundo o Evangelho, a lei de Deus, a lei dom AMOR!
“O pão-nosso de cada dia nos dai hoje” hoje… ou seja, não faz sentido que eu viva para a riqueza e o dinheiro… mas que viva com trabalho honesto e muito amor e solidariedade repartindo com quem tem menos do que eu, os doentes e necessitados!
“Perdoai as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido” esta… é a mais difícil de todas as petições do Pai-nosso… perdoai-nos… assim como nós perdoamos! E será que nós perdoamos realmente a quem nos ofende? Do fundo do coração? O perdoar é difícil… é dom de Deus… e temos de treinar muito o nosso querer e vontade para conseguirmos perdoar… e quando pensamos que temos perdoado… ainda sentimos dor quando nos lembramos da ofensa!
Perdoar… perdoar… perdoar… e quando sentirmos mágoa… repitamos à nossa consciência… perdoa… perdoa… perdoa… e digamos ainda que muito custe: eu quero perdoar!
Conseguir perdoar… é das maiores felicidades que se podem sentir! E sentir-se perdoado… é a maior de todas as felicidades! Sabermos que Deus nos perdoou… que nos ama assim como somos… não há nada melhor neste mundo… e saber que ofendemos uma pessoa e que essa pessoa nos perdoou… é maravilhoso!
“E não nos deixeis cair em tentação mas livrai-nos do mal” duas ideias numa… pedir força, sabedoria, discernimento e coragem para não fazer nada errado!
Rezar… reza quem tem fé! Mas a fé é um dom de Deus! E para que a fé cresça temos que rezar! Temos que estudar, meditar e viver as Sagradas Escrituras especificamente o Evangelho que é a mais direta Palavra de Deus e rezar!
Diz o Papa Francisco que “A oração é a respiração da fé: numa relação de confiança, num relacionamento de amor, não pode faltar o diálogo e a oração é o diálogo da alma com Deus.”
Quem ama a Deus reza!... Reza e esforça-se por viver segundo o Evangelho de Jesus Cristo – a Palavra de Deus encarnada – certo de que, como diz mais uma vez o Papa Francisco, “Cristo não é uma legislação e um católico não pode ser um fariseu”, por isso, não basta conhecer a Palavra de Deus, é preciso vivê-la, falar mais com a vida do que com palavras!
Que o Espírito Santo nos fortifique para que possamos viver como desejamos e tantas vezes falhamos! Ajuda-nos Senhor!

Sem comentários: