domingo, 29 de março de 2015

DEUS É APAIXONADO POR NÓS!



Pelas mais variadas razões, pelo amor e compreensão que tenho encontrado, pela coragem que surge quando me encontro mais abatida, pelas mãos que me acarinham o rosto, pelas palavras que tão bem me acolhem e mostram a infinita misericórdia do Senhor, por tantas, tantas coisas boas e menos boas, cada vez me convenço mais de que, como nos diz o Papa Francisco, Deus é apaixonado por nós!
 “Deus é apaixonado por nós, ‘sonha’ pensando em nós, e isso nenhum teólogo pode explicar.
Na primeira leitura de hoje, do profeta Isaías, o Senhor disse que criará "novos céus e nova terra". A segunda criação de Deus é ainda mais "maravilhosa" do que a primeira, porque "quando o Senhor refaz o mundo corrompido pelo pecado", o “refaz" em Jesus Cristo. E neste renovar tudo, Deus manifesta a Sua imensa alegria.
Percebemos que o Senhor tem muito entusiasmo: fala de alegria e pronuncia: ‘Sentirei alegria em meu povo'. O Senhor pensa naquilo que fará, pensa que Ele, Ele próprio, estará na alegria com o seu povo. É como se fosse um sonho do Senhor: o Senhor sonha. Tem os seus sonhos. Os seus sonhos em relação a nós. ‘Ah, que belo quando nos encontraremos todos juntos, quando nos encontraremos lá ou quando aquela pessoa caminhará comigo... Naquele momento, sentirei alegria!’. Para dar um exemplo que possa nos ajudar, é como se uma moça com o seu namorado ou o jovem com a namorada (pensasse): ‘Mas quando estivermos juntos, quando nos casarmos …’. É o ‘sonho’ de Deus.
Deus pensa em cada um de nós, nos quer bem, ‘sonha’ pensando em nós. Ele sonha com a alegria que sentirá conosco. Por isso, o Senhor quer nos "re-criar", fazer com que nosso coração se renove, 'recriar' o nosso coração para que a alegria triunfe".
Vocês já pensaram? O Senhor sonha comigo! Estou na mente, no coração do Senhor! O Senhor é capaz de mudar a minha vida e faz muitos planos. Construiremos casas, plantaremos vinhedos e comeremos juntos... todos esses sonhos que faz somente uma pessoa apaixonada. Assim o Senhor se mostra apaixonado pelo seu povo: "Eu não escolhi você porque você é o mais forte, grande, poderoso. Eu escolhi você porque você é o menor de todos. Pode-se dizer, o mais miserável de todos, mas eu escolhi você assim". E isso é amor.
Deus é apaixonado por nós. Acredito que não exista teólogo que possa explicar isso: não se explica. Sobre isso se pode pensar, sentir e chorar de alegria. O Senhor pode nos mudar.
O que devemos fazer? Crer que o Senhor pode me mudar, que o Senhor é poderoso: como fez aquele homem que tinha um filho doente. O homem acreditou na palavra que Jesus lhe tinha dito e se colocou a caminho. Ele acreditou que Jesus tinha o poder de mudar o seu filho, a saúde de seu filho. E venceu.
A fé significa abrir espaço para este amor de Deus, é abrir espaço para a força, para o poder de Deus, mas não ao poder de um que é muito poderoso, mas ao poder de alguém que me ama, que é apaixonado por mim e que quer a minha alegria. Isto é fé. Isto é crer: é abrir espaço ao Senhor para que Ele venha e me mude.”
A vida tem momentos indescritíveis! Esta Quaresma para mim tem sido algo de muito simples, e é por ter sido tão simples que se tornou tão importante! 
Ao meditar no imenso amor de Deus por mim, a minha alegria é imensa! Não tenho palavras para a exprimir! Um dia... depois de passar mais algum tempo... talvez, quem sabe, partilharei, mas deixemos que o Senhor, como só Ele sabe, se pronuncie primeiro!
Nesta Quaresma e sempre... Que Ele seja Louvado!

Sem comentários: