sexta-feira, 11 de dezembro de 2020

COMPAIXÃO E MISERICÓRDIA!

 


Cada dia que passa descobrimos um pouquinho mais o que devemos fazer!

Eu já tenho aprendido muito, mas ainda assim faço muitas coisas que devia levar as outras pessoas a fazê-las, mas lembra-me muitas vezes do que dizia a minha mãe: “Quem torto nasce… tarde ou nunca se endireita.”

Eu fui toda a vida, desde pequenininha, pronta para ajudar, e nem sempre isso se deve fazer, temos de escolher as pessoas que realmente necessitam daquelas que estão à espera de que haja quem faça o que elas devem fazer… e eu muitas vezes não sei distinguir!

Sempre tive o hábito de ser muito alegre, mas tenho andado casmurra sem saber porquê. Se há coisas difíceis, passadas ou presentes, não é a casmurrice que as vai resolver, e ao recordá-las, devia sorrir bem porque foram mazinhas, mas vencidas!

Ai, Senhor! Sinto-me um pouco perdida, sem saber ao certo o que será melhor ou pior. Preciso tanto da Tua ajuda!...

Dom Orione diz:

“"O povo espera de nós um sorriso alegre no rosto, uma palavra edificante nos lábios e uma obra boa nas mãos"

A compaixão é uma característica marcante da ação messiânica de Jesus.

Olhando para as pessoas, vê a cada uma delas como ovelhas que não têm pastor (Mt. 9, 36).

Por isso se desdobra em carinho e cuidado, restaurando a dignidade perdida e fazendo cada um descobrir a alegria de ser amado pelo Pai.

Em um mundo tão marcado pela indiferença, a compaixão torna-se o distintivo dos discípulos de Jesus. Que saibamos exercitá-la com generosidade de coração, para nos tornarmos capazes de curar o que está ferido e recuperar o que havia se perdido.””

O Apolonio diz:

“”O nosso amor misericordioso, para assemelhar-se um pouco ao de Deus, deve ser maior que o nosso pecado, mais forte que a fraqueza do outro e superior à justiça humana.

A misericórdia é tão importante, que Deus a prefere aos sacrifícios. Perdoando-nos mutuamente crescemos espiritualmente e chegamos cada dia mais próximos a Ele.

Em vários momentos no Evangelho, Jesus nos recomenda a bondade e a misericórdia de uns para com os outros. Ele sabe o valor dessas virtudes e que nos servirão como passaporte ao Paraíso.

Quem já praticou misericórdia sabe dos seus efeitos em nosso coração: paz interior e alegria verdadeira.

Quem tem um coração misericordioso leva o amor de Deus ao mundo e torna-se porta do céu para muitos pecadores. 

Ter misericórdia é testemunhar a bondade de Deus que, através de nós, vai continuamente em busca de quem mais precisa do seu imenso amor.””

Neste Tempo de ADVENTO, olhando bem para estes dois textos, eles assemelham-se e completam-se

Tem aqui tanta coisa que devemos fazer!... E que fazemos! Mas temos de ter o cuidado de não ir além do que devemos, porque isso também não é bom, faz as pessoas descuidadas e preguiçosas, quando as queremos interessadas  e trabalhadoras, a procurar com avidez o que é melhor para elas.

Senhor! Se falei algo de errado, desculpa-me, mas sabes muito bem como sou e os problemas que tenho por muitas vezes me esforçar demais… e causar preguiça!

Senhor, tem Compaixão e Misericórdia de toda a gente que amas… e eu amo também!

Boa noite para todos!

Hermínia Nadais

Sem comentários: