sábado, 26 de dezembro de 2020

CORAGEM E DETERMINAÇÃO


A época é maravilhosa! Festa do Natal de Jesus, o nosso Salvador! Festa da Sagrada Família, Família de Jesus, que deve servir de exemplo às nossas famílias!

Hoje, a Festa do primeiro Mártir, o Diácono Santo Estevão!

Se acompanharmos a Liturgia Diária veremos o quanto nos ensina e ajuda a mudar de atitudes!

Sim, na nossa vida teremos sempre ocasião de mudar de atitudes, até à morte física. É a isso que Jesus nos chama, e que nos chamam tantos santos que veneramos ao longo dos dias.

Santo Estevão morreu apedrejado, e enquanto o matavam à pedrada, ele, sem se revoltar, pedia a Jesus que aceitasse o seu espírito.

Uma situação parecida com Jesus na cruz.

Mas… há aqui palavras que não são minhas e dizem tudo muito melhor do que eu diria.

“”São João Crisóstomo (c. 345-407)

presbítero de Antioquia, bispo de Constantinopla, doutor da Igreja

Homília para a Sexta-feira Santa «A cruz e o ladrão»

«Senhor, não lhes atribuas este pecado»

Imitemos Nosso Senhor e rezemos pelos nossos inimigos. [...] Estando crucificado, Ele rezou a seu Pai por aqueles que O haviam crucificado. Mas como posso eu imitar o Senhor, perguntamo-nos. Se quiseres, podes; pois, se não pudesses, Ele não teria dito: «Aprendei de Mim, que sou manso e humilde de coração» (Mt 11,29). [...]

Se tens dificuldade em imitar o Senhor, imita pelo menos aquele que é também seu servo, seu diácono: Estêvão. Com efeito, ele imitou o Senhor; pois assim como Cristo, esquecendo a cruz, esquecendo a sua própria situação, intercedeu junto do Pai em favor dos seus carrascos (Lc 23,34), assim o seu servo, rodeado por aqueles que o lapidavam, assediado por todos, submetido a uma chuva de pedras, sem ter em conta os sofrimentos que lhe causavam, pediu: «Senhor, não lhes atribuas este pecado» (At 7,60). Estás a ver como falava o Filho e como rezava o seu servo? O primeiro reza: «Perdoa-lhes, Pai, porque não sabem o que fazem» e o segundo pede: «Senhor, não lhes atribuas este pecado». De resto, para compreendermos melhor o ardor com que Estêvão rezava, notemos que não rezava simplesmente de pé, sob os golpes das pedras: era de joelhos que falava, com convicção e compaixão. [...]

Cristo disse: «Perdoa-lhes, Pai, porque não sabem o que fazem», Estêvão gritou: «Senhor, não lhes atribuas este pecado» e Paulo declarou: «Ofereço este sacrifício «pelo bem dos meus irmãos, os da minha raça, segundo a carne» (cf Rm 9,3). Moisés pediu a Deus: «Perdoa-lhes este pecado, ou então apaga-me do livro que escreveste» (Ex 32,32), e David suplicou-Lhe: «Peço que descarregues a tua mão sobre mim e sobre a minha família!» (2Sam 24,17). [...] Que perdão podemos obter se fizermos o contrário daquilo que nos é pedido e rezarmos contra os nossos inimigos, quando o próprio Senhor e os seus servos, tanto do Antigo como do Novo Testamento, nos exortam a pedir por eles?””

Rezar por quem nos faz mal! Rezar por quem sabemos que procede mal… por quem sabemos que precisa de mudar de atitudes de vida, pois não são capazes de se autovalorizarem, julgam que não prestam para nada ou que ninguém lhes reconhece qualidades… são muito infelizes e fazem infelizes as pessoas com quem se cruzam nos caminhos da vida!

Senhor! Este procedimento é horroroso!

Todos temos qualidades e defeitos, e devemos, antes de tudo, desde pequenos ou logo que possamos tomar conta de nós, valorizar as nossas qualidades e lutar contra os nossos defeitos, isso sim! É o que todas as pessoas sensatas fazem, umas mais outras menos, cada pessoa como pode e sabe.

Todos família, todos irmãos! O que não conseguimos fazer por um irmão de sangue??? Ora se considerarmos todas as pessoas nossas irmãs, porque são, irmãs em Jesus Cristo, quanto poderemos fazer de bom por toda a gente!...

Antigamente havia quem dissesse… e eu disse alguma vezes… ‘pau que nasce torto morre torto’!

Pois posso afirmar que não, porque muito torta era eu e já me sinto bem direitinha, vamos lá a ver se consigo continuar a endireitar-me um pouco mais!

Natal, tempo de mudança para sermos cada vez mais parecidos com Jesus!

Precisamos de muita ajuda, eu sei! Sagrada Família bendita, Jesus Maria e José, velai por nós!

Deus Pai, que tão misericordiosamente nos amas e nos proteges, vela por nós, ajuda-nos a descobrir-nos tal qual somos para podermos ir transformando o que temos de mau em bom, com coragem e determinação.

Que sempre sejas louvado!

Hermínia Nadais


Sem comentários: