quinta-feira, 17 de dezembro de 2020

MAIS QUE PALAVRAS, TEMOS DE TER ATITUDES!

 

Claro! Palavras leva-as o vento! E dizer uma coisa e fazer outra é o pior defeito que se pode ter na vida!

Se as palavras forem confirmadas pelo exemplo, então sim, estamos no caminho certo!

Errar todos erramos, é o facto de sermos humanos que nos faz ser assim, pessoas que, de quando em vez, caem em erros muitas vezes sem saber muito bem porquê. Mas Deus Ama-nos  e quer-nos ainda assim, sempre disposto a perdoar e ajudar a vencer. Que sempre seja louvado!

“”Santo Ambrósio (c. 340-397)

bispo de Milão, doutor da Igreja

Comentário ao Evangelho de Lucas

«És tu Aquele que havia de vir?»

O Senhor, sabendo que sem o Evangelho ninguém pode ter uma fé plena – porque se a Bíblia começa pelo Antigo Testamento, é no Novo que ela atinge a perfeição –, não esclarece as questões que Lhe colocam acerca dele próprio por palavras, mas apontando os seus atos. «Ide contar a João o que vistes e ouvistes: os cegos veem, os coxos andam, os leprosos ficam limpos, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e aos pobres é anunciado o Evangelho; e feliz daquele que não encontrar em Mim ocasião de queda». Este testemunho é completo porque foi acerca dele que foi profetizado: «O Senhor liberta os prisioneiros; o Senhor dá vista aos cegos; o Senhor levanta os caídos. [...] O Senhor reinará eternamente» (Sl 145,7s). Estas são marcas de um poder que não é humano, mas divino. [...]

Contudo, estes atos são pequenos exemplos do testemunho trazido por Cristo. O que funda a plenitude da fé é a cruz do Senhor, a sua morte, o seu sepulcro. É por isso que, depois da resposta que citámos, Ele acrescenta: «E feliz daquele que não encontrar em Mim ocasião de queda». Com efeito, a cruz podia provocar a queda dos próprios escolhidos, mas não há testemunho maior de uma pessoa divina, nada que mais ultrapasse as forças humanas, que esta oferta de um só pelo mundo inteiro. É só assim que o Senhor Se revela plenamente. Aliás, é assim que João O designa: «Eis o Cordeiro de Deus, eis Aquele que tira o pecado do mundo» (Jo 1,29).””

‘Eis Aquele que tira o pecado do mundo!’

Tira… ou melhor dito: tirou! Tirou o pecado do mundo porque deu a Sua Vida para que o pecado pudesse ser perdoado! E foi perdoado! E é perdoado sempre a quem, arrependido, pede perdão! Pede perdão, e força para alcançar a correção!

Deus só não perdoa a quem não se sabe pecador, não se arrepende e não quer mudar de vida.

Mas o desejo que Deus tem de perdoar é tanto, que Jesus disse que “há mais alegria no céu por um pecador que se converte do que por noventa e nove justos que não precisam de arrependimento.”

Que lindo é este tempo de Advento, de espera, de esperança da celebração aniversaria do nascimento de Jesus que veio nas palhinhas de Belém, vem em todos os momentos para nos ajudar, e virá, num último momento, quando nos vier buscar para junto d’Ele.

Temos imensa saudade de quem morre, mas a morte de quem parte é nascimento de quem entra na Casa do Pai para o que todos fomos criados!

Feliz final de Advento e Natal.

 Hermínia Nadais


Sem comentários: