domingo, 20 de dezembro de 2020

TANTAS MARAVILHAS

 

Foi necessário ser septuagenária para descobrir tantas maravilhas do Advento e Natal! Tantas coisas que se metem pelos olhos dentro e eu ainda não sabia!

Não consigo enumerá-las todas, mas consigo pedis carinhosamente a quem é bm mais novo do que eu que preste muita atenção a estas e outras datas que têm sempre inúmeras coisas para nos ensinar.

Quando nos dizem que temos de prestar atenção aos textos Bíblicos, a Bíblia tem muitos textos, mas ao lê-los só com os olhos, dizem sempre a mesma coisa e enjoam-nos, eu até compreendo. Mas não é isso que Jesus quer.

Jesus quer que os leiamos ou oiçamos com os olhos e ouvidos do coração, esses, sempre conseguem retirar alguma coisa do que veem e ouvem!

Cada vez compreendo mais porque Jesus nos diz: “Se não vos fizerdes como crianças, não entrareis no reino dos céus!”

As crianças são muito atentas e ávidas de aprender, sejamos assim, porque vale bem a pena, posso afirmá-lo!

Algum dia pensei descobrir identificações entre a geração e nascimento de Jesus e João Batista, e que Isabel guardou João Batista escondido durante cinco meses?

Ah! Não vou contar mais nada! Tudo quanto fui aprendendo fui partilhando para quem quisesse poder ler.

“”São Beda o Venerável (c. 673-735), monge beneditino, doutor da Igreja
Homilias para o Advento, nº 3; CCL 122, 14-17 (a partir da trad. Delhougne, Les Pères commentent, p. 170)

«O Senhor Deus Lhe dará o trono de seu pai David; reinará eternamente sobre a casa de Jacob e o seu reinado não terá fim»

«O anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia chamada Nazaré, a uma Virgem desposada com um homem chamado José, que era descendente de David. O nome da Virgem era Maria». O que é dito da casa de David não diz respeito apenas a José, mas também a Maria. Porque a Lei prescrevia que um homem se casasse com uma mulher da sua tribo e da sua estirpe, segundo o testemunho do apóstolo Paulo, que escreve a Timóteo: «Lembra-te de Jesus Cristo, saído da estirpe de David, e ressuscitado dos mortos, segundo o meu Evangelho» (2Tim 2,8). [...]

«Ele será grande e chamar-Se-á Filho do Altíssimo. O Senhor Deus Lhe dará o trono de seu pai David». O trono de David significa aqui o poder sobre o povo de Israel, que David governou, no seu tempo, com um zelo pleno de fé. [...] A este povo, que David dirigiu com o seu poder temporal, vai Cristo conduzir por meio de uma graça espiritual para o reino eterno. [...]

«Reinará eternamente sobre a casa de Jacob». A casa de Jacob designa a Igreja universal, que, pela fé e o testemunho rendido a Cristo, se une ao destino dos patriarcas, quer dos que tiram a sua origem carnal da sua cepa, quer dos que, nascidos pela carne de outra nação, são reunidos em Cristo, pelo batismo no Espírito. É sobre esta casa de Jacob que Ele reinará eternamente: «e o seu reinado não terá fim». Sim, Ele reina sobre ela na vida presente, quando governa o coração dos eleitos, onde habita, pela fé e o amor que Lhe têm; e governa-os com a sua contínua proteção, para lhes fazer chegar os dons da recompensa celeste. Ele reinará no futuro, quando, uma vez terminado o estado de exílio temporal, os introduzir na pátria celeste, onde se regozijarão na sua presença visível, que continuamente lhes lembrará que nada mais têm de fazer do que cantar os seus louvores.””

Os nomes que aparecem na Bíblia, o que querem dizer. E tantas coisas mais!

Será que sou assim distraída por demais, descuidada, que não consigo facilmente compreender o que a Bíblia me diz… e as outras pessoas compreendem?

Se não tivesse a certeza de que Jesus gosta de todos de igual forma, claro que me sentia mal. Assim, não! Sei que Jesus e Maria gostam de mim assim como sou!

Obrigada Senhor, pelas graças enormes deste Advento. Senhor Misericordioso e bem, faz com que toda a gente Te compreenda e Te ame. Maria Santíssima, Mãezinha do Céu, pede a Jesus por nós!

Bem-Aventurado São José, protege a Igreja de que és Padroeiro, e as nossas famílias que tanto necessitam de compreensão, atenção, segurança, Amor!

Que Deus seja louvado!

Hermínia Nadais

Sem comentários: