segunda-feira, 28 de dezembro de 2020

TANTAS MARAVILHAS NESTE NATAL!...

 Hoje, os Santos Inocentes, aquela incontável quantidade de meninos abaixo dos dois anos martirizados por Jesus, que, tinha fugido para o Egito, pois um Anjo avisou São José para tirar o Menino e Sua Mãe dali antes da tremenda carnificina.

Nunca imaginei que num tempo de pandemia mundial, com tantas restrições no comportamento social, pudesse ter um Natal tão cheio de beleza humano divina!

Faz bastante tempo que decidi acompanhar muito atentamente a liturgia diária e principalmente a Liturgia Dominical e de dias santificados.

Talvez por isso tenha aprendido tanto, tenha descoberto tantas coisas lindas e, acima de tudo, a minha enorme pequenez e as graças infinitas que Deus me tem concedido! A confiança na Mãe do Céu tem crescido imenso, a descoberta verdadeira da humildade e magnificência do Menino Jesus, a maravilhosa pessoa de São José!...

Se estivermos atentos, a caminhada atenta da vida ensina-nos de uma forma que eu nunca imaginei.

Conseguir recordar tantas coisas feitas, muitas maravilhosas mas algumas bem erradas, e ficar calma e confiante e agradecida à Misericórdia Divina que tudo perdoou e me vai ajudando a fazer o que posso para melhorar cada vez mais o meu comportamento, afinal, foi para isso que nasci. Obrigada Senhor!

“”Homilia grega do século IV

Atribuída a São Gregório de Neocesareia ou São Gregório Taumaturgo, n.º 2; PG 10, 1156

«Como tinha prometido a nossos pais»

Maria disse então: «A minha alma glorifica o Senhor e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador. [...] Acolheu a Israel, seu servo, lembrado da sua misericórdia, como tinha prometido a nossos pais, a Abraão e à sua descendência para sempre». A Virgem ultrapassa a perfeição do patriarca e confirma a aliança que Deus estabeleceu com Abraão, ao dizer: «Eis o pacto que estabeleci entre Mim e vós» (Gn 17,11). [...] É o canto desta profecia que a Santa Mãe dirige a Deus quando Lhe diz: «A minha alma glorifica o Senhor [...]. O Todo-poderoso fez em mim maravilhas, Santo é o seu nome. Ao querer que eu fosse a Mãe de Deus, Ele preservou a minha virgindade. No meu seio recapitula-se, para ser santificada, a plenitude de todas as gerações, pois Ele abençoou todas as idades, homens, mulheres, jovens, crianças, idosos». [...]

«Derrubou os poderosos de seus tronos e exaltou os humildes». [...] Os humildes, os povos pagãos, que estavam famintos de justiça (Mt 5,6), foram exaltados. Ao tornarem visível a sua humildade e a sua fome de Deus, solicitando a palavra de Deus como a cananeia pediu as migalhas (Mt 15,27), eles ficaram saciados com as riquezas contidas nos mistérios divinos. Pois Jesus Cristo, nosso Deus, distribuiu todo o lote dos favores divinos aos pagãos. «Acolheu a Israel, seu servo», não um Israel qualquer, mas o seu filho, cujo elevado nascimento Ele honra. Por isso, a Mãe de Deus chama a este povo seu filho e seu herdeiro. Ao ver este povo esgotado pela letra, extenuado pela Lei, Ele chamou-o à sua graça. Ao dar este nome a Israel, ergueu-o, «lembrado da sua misericórdia, como tinha prometido a nossos pais, a Abraão e à sua descendência para sempre». Estas palavras são um resumo de todo o mistério da nossa salvação. Querendo salvar a humanidade e selar a aliança estabelecida com os nossos pais, Jesus Cristo «inclinou os Céus e desceu» (Sl 17,10), manifestando-Se a nós, colocando-Se ao nosso alcance para que O pudéssemos ver, tocar e ouvir falar.””

Este texto tocou-me no mais profundo do meu coração! Rezando-a tantas vezes, inúmeras, pois faz parte da Liturgia das horas que gosto imenso de rezar, nunca tinha visto esta oração de Nossa Senhora desta maneira maravilhosa!

As maravilhas do Natal são, antes e acima de tudo, estas descobertas, estas aprendizagens tão belas que nos unem cada vez mais à Mãe Maria e a Jesus, a Deus, à Trindade… e por ELES a todos os irmãos!

Nunca me preocupei tanto com as pessoas em qualquer parte do mundo, e a minha preocupação torna-se em oração, porque solicitações de ajuda para toda a gente, indefinidamente.

Admiro cada vez mais o nosso muito querido Papa Francisco, é incrível como, nas suas mensagens, consegue apresentar tudo quanto há de dificuldades em todo o mundo.

A última que li foi a Mensagem de Natal, extraordinária!

Aproveitemos tudo quanto nos chega para nos aproximarmos mais do PAI Deus através do nosso Irmão Jesus, da Mãe Maria e, do São José Patrono da Igreja!

A continuação de boas festas para toda a gente!

Hermínia Nadais

Sem comentários: