segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

O GRANDE PERCURSOR

 

Depois de tantos profetas e tantas pessoas a falar de Deus referindo-se à vinda de Jesus à terra, encarnado numa mulhar, Maria,, como nós, mas diferente de nós que somos filhos de homens e Jesus era, é, Filho de Deus! Mais um Milagre de Deus, pois se olharmos bem todas as coisas que existem Deus tem o Mundo/Terra cheiinha de milagres, deste a terra, pedras, animais, plantas, água, homens…

Tudo na nossa Casa Comum é milagre de Deus. Com coisas lindas demais. Agora, com os meios online chegam-nos paisagens que são autênticas belezas… e de tão grandes, só mesmo Deus as podia fazer para encher os nossos olhares.

Quando se afirma que Deus é AMOR, é verdade, só muito Amor nos poderia ofertar coisas tão lindas… e rão importantes para nós!

“”São Cirilo de Jerusalém (313-350)

bispo de Jerusalém, doutor da Igreja

Catequese batismal n.º 3

O novo Elias

Ponto final do Antigo Testamento, o batismo é também o início do Novo. Com efeito, ele teve como promotor João e «entre os nascidos de mulher não apareceu ninguém maior do que ele» (Mt 11,11). João conclui a série dos profetas, «porque todos os profetas e a Lei vaticinaram até João» (Mt 11,13); e abre a era do Evangelho, como está escrito: «Princípio do Evangelho de Jesus Cristo [...]. João Batista apareceu no deserto a pregar um batismo» (Mc 1,1.4).

Elias, o tesbita, que foi levado para o Céu, não é superior a João. Enoc, que foi levado para o Céu, também não é superior a João. Moisés foi um grande legislador em Israel e todos os profetas foram admiráveis, mas não eram superiores a João, pois [...] o Senhor Jesus, declarou: «Entre os homens não apareceu ninguém maior do que João Batista» (Mt 11,11). [...]

Vês, pois, o homem que Deus escolheu como primeiro beneficiário desta graça? Um pobre, um amigo do deserto, mas nem por isso inimigo dos homens. Alimentando-se de gafanhotos, dava asas à sua alma. Comendo mel, pronunciava palavras mais doces e mais úteis que o mel. Vestindo um traje de pelo de camelo, demonstrava na sua pessoa o exemplo do esforço. Foi santificado pelo Espírito Santo desde o ventre de sua mãe (Lc 1,15). Jeremias foi santificado, mas não era profeta desde o ventre materno. Apenas João, na prisão do ventre de sua mãe, estremeceu de alegria (Lc 1,44); ainda sem ver com os olhos de carne, sob a ação do Espírito, reconheceu o Senhor. A grandeza da graça do batismo exigia um grande precursor.””

As Belezas de Jesus, o Amor de Jesus, tudo quanto Jesus fez e faz por nós…

só pode ser mesmo Amor!

Então… amemos como convém! Advento e Natal preparam-se com muito, muito Amor!

Hermínia Nadais

Sem comentários: