quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

AMAR MUITO AO SENHOR DEUS PAI!

 

Quando começamos a olhar mais atentamente para os escritos bíblicos, a escutar mais atentamente as leituras e homilias das Eucaristias, a ler o que nos aparece e fale de Deus e do Seu Infinito Amor, a nossa vida toma outro rumo, um rumo difícil de explicar e de viver, mas que nos dá uma paz interior e um sossego interior tão grande que não dá para explicar. Por isso dou tanto valor a textos como o que se segue!

“”Santo Afonso-Maria de Ligório (1696-1787)

bispo, doutor da Igreja

1.º discurso para a novena de Natal

Responder aos apelos de Deus e acolher o Salvador

Fogo sempre ardente, diremos com Santo Agostinho, inflama as nossas almas! Jesus, Tu fizeste-Te homem para acender em nossos corações o fogo do amor divino: como pudeste encontrar em nós tamanha ingratidão? Tudo fizeste para que Te amassem, chegando ao ponto de sacrificar o teu sangue e a tua vida. Por que razão ficam os homens insensíveis a tantas graças? Por as ignorarem? Não, eles sabem, eles creem que, por amor deles, vieste do Céu revestir-Te de carne humana e carregar com as suas misérias; eles sabem que, por amor deles, quiseste levar uma vida de sofrimento permanente e padecer uma morte ignominiosa. Como explicar, pois, que vivam no completo esquecimento da tua bondade imensa? Eles amam os pais, eles amam os amigos, eles chegam mesmo a amar os animais [...]; é somente por Ti que não sentem amor nem gratidão! Mas que digo eu? Ao acusar os outros de ingratidão, estou a condenar-me a mim mesmo, pois o meu comportamento para contigo foi pior do que o deles. Porém, a tua misericórdia dá-me coragem; sei que ela me sustentou durante muito tempo, perdoando-me e incendiando-me com o fogo do teu amor, na condição de eu querer arrepender-me e amar-Te.

Sim, meu Deus, quero arrepender-me [...]; quero amar-Te com todo o meu coração. Reconheço que o meu coração [...] Te esqueceu para amar as coisas deste mundo; mas também vejo que, apesar desta traição, Tu continuas a chamá-lo. Por isso, eu To dedico e To dou com toda a força da minha vontade. Digna-Te incendiá-lo com o teu santo amor; faz com que, doravante, ele só Te ame a Ti. [...] Amo-Te, meu Jesus; amo-Te, meu soberano Bem! Amo-Te, único amor da minha alma.

Maria, minha Mãe, tu que és a Mãe do Amor Formoso, obtém-me a graça de amar o meu Deus; de ti o espero.””

Depois de ler e meditar num texto destes, temos coisas em que nos revemos, outras que desejamos conseguir, e Aquele Amor que desejamos dedicar a Deus Pai de todos e a toda a Humanidade em que estamos inseridos como irmãos, porque todos filhos de Deus Pai e Irmãos de Jesus, e filhos de Maria, a Mãe Dolorosa que sempre nos encaminha para uma vida ao jeito de Jesus!

Que sempre nos ajude

Hermínia Nadais

Sem comentários: