terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Advento, tempo de espera e conversão



 A época que atravessamos é de espera! 
Na espera tenho mais tempo para ver o que será melhor fazer! 
Escolher fazer o que acho que é melhor para o meu crescimento humano e para o crescimento humano de quem comigo convive chama-se conversão!
Para ser razoavelmente uma pessoa cristã olho-me, assim, num processo de conversão, que terá de ser permanente e aturado, sem desfalecer!
A pobreza e simplicidade do Presépio não me diz como Jesus nasceu nem sequer me interessa que tenha sido assim ou de um outro modo! 
O autor do “Presépio” quer dizer-me muito claramente que Jesus Cristo nasceu de pessoas humildes para viver na maior das humildades e me servir de exemplo de vida.
Ser humilde e pobre, à boa maneira de Jesus Cristo, não é, de forma alguma, ter poucos bens materiais, mas viver desapegado de todos esses bens que nos fazem egoístas e esquecidos das pessoas que nos rodeiam.
O mais importante é invisível aos olhos!
Hoje… quero escolher para mim algo que não se vê mas é muito importante, tão importante que sem esses “algo” não poderá haver vida!
São o acolhimento, o amor, o afeto, a ternura, o aconchego, a compreensão, a delicadeza, a solidariedade… os tesouros do coração que Jesus Cristo nos veio oferecer sob a forma de uma criança, depois de um adolescente, e mais tarde de um adulto desprendido da própria vida que ofereceu na defesa da Sua Verdade!.. Tesouros que continuará para todo o sempre a colocar à minha e nossa disposição, basta, para isso, que estejamos continuamente atentos às suas silenciosas solicitações.

São Francisco de Assis amava a pobreza, corporal e espiritual. 

E para que as pessoas se tornassem desprendidas das coisas do mundo e amassem cada vez mais a vontade de Deus imaginou o Presépio tal como chegou até nós e o conhecemos, pois achou que contemplar o Menino Jesus alimentado com um pouco de leite, tremendo de frio, pobre, desprezado, desamparado, a chorar e a gemer numa manjedoura, deitado sobre a palha, enterneceria os corações mais empedernidos, os mais necessitados de conversão ou mudança de vida! 
E foi o meditar Jesus assim, desprendido, pobre e nu, exemplo vivo de como derrotar os excessos de riquezas e egocentrismos humanos… que levou São Francisco a exclamar: “Amemos o Menino de Belém! Vinde, almas cristãs, vinde amar um Deus feito criança, tornado pobre por vós, um Deus todo amor, descido do céu para Se nos dar inteiramente.”
Será que todos acreditamos que Jesus, todo AMOR e BONDADE, nasceu para nos ensinar a viver com melhores homens e mulheres!
Oxalá!
Senhor Jesus, que nasceste para que eu me tornasse uma pessoa mais humana e digna de Ti, ajuda-me a ser pessoa mais humana como Tu desejas, porque, realmente, é o que eu mais quero!
Que este tempo de Advento seja o continuar da caminhada que desejo seja eterna! 
Obrigada, Jesus!

Sem comentários: