quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Profetas


Hoje, fui ver o significado de “profetas”, e apareceram-me as palavras: adivinhos, profetizador, vaticinadores, vates, videntes, áugures...
Depois procurei o que significa vaticinadores e não encontrei nada; vates, além de profetas, videntes e adivinhos, tinha também poetas, bardos e cantores! Fiquei por aqui… para não ficar ainda com uma maior confusão e pensei:
Muitas vezes ouço falar nos profetas da desgraça, da esperança, de várias coisas! Afinal, o termo profetas não se aplica só estritamente no sentido cristão, mas é no sentido cristão que quero analisar e meditar bem no vocábulo, até porque, nesta semana do Advento "os Profetas" nos são postos como modelos a seguir.
Quando penso em “Profetas” afloram-se-me de imediato os Profetas bíblicos, aqueles  homens que conseguiram predizer ao pormenor acontecimentos marcantes séculos antes deles se tornarem realidade... saber que não é conseguido à normalidade dos mortais!  
Mas os Profetas não foram anormais, de forma alguma! Foram, sim, homens atentos ao querer de Deus e às necessidades mais prementes dos homens do seu tempo. Foram homens atentos aos sinais dos tempos! Foram... e 'são' arautos de Deus! E... 'são'... porque volvidos tantos séculos, as suas palavras continuam atuais, cheias de mistério, a levar-nos a pensar muito e a acabar por reagir segundo as mensagens de Deus que ainda hoje continuam expressas nas suas palavras!
Se os Santos são estrelas e fachos ardentes de luz para nos orientarem na vida, os Profetas são como que uns mastros gigantes com bocas de altifalantes voltadas para todas as direções, de modo a que todas as pessoas do mundo possam ouvi-los, dar-lhes atenção e tentar caminhar na busca constante da verdadeira felicidade, pois como PESSOAS cuja missão é serem vozes da VOZ de DEUS não podem querer outra coisa.
Obrigada Senhor Deus, Pai misericordioso e amantíssimo... que para o bem de todos os Teus filhos nos destes a voz dos Teus Profetas para preparar o povo judeu para a vinda de Teu Filho Jesus Cristo à terra, encarnado para que,  por Ele, a felicidade/salvação chegasse a todos os homens de todos os países, raças, credos ou cores, onde me inseriste também! Obrigada, meu Deus! E vem Senhor Jesus, para me dares cada vez mais vontade de Te seguir como queres e na medida das minhas possibilidades ser também a Tua voz junto de quem de Ti necessita!

Sem comentários: