segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Menino Jesus, o despojamento de Deus


Nas festas de aniversário há tendência a exageros! Estamos nos últimos momentos da preparação da festa do Natal de Jesus, e tal como na preparação de um outro qualquer aniversário lá surgem os exageros, prendas de mais, bebidas de mais, pressas demais, egoísmos demais... porque em nada dignificam a razão porque Jesus veio à terra como dedicado Pastor na busca das ovelhas perdidas, todos os homens e mulheres. 
Os exageros para que Jesus nasceu foi para as alegrias do coração que nos levarão sempre à fraternidade humana, o que Ele mais deseja para toda a humanidade!
Jesus, tal como todos nós, nasceu despido de roupas. Mas, mesmo numa época tão recuada, é de todo incompreensível  que Sua Mãe, Maria Santíssima, a mais previdente das mulheres, permitisse que Jesus, na ocasião do Seu nascimento, tivesse de ficar assim, tapado com um pequeno trapinho, deitado entre animais. Isto só se compreenderia se fosse numa época de calor, e mesmo assim... era de duvidar, porque um recém-nascido tem sempre tendência natural a ter frio! E, imagine-se que, para a negação dos factos, escolheram para a festa de aniversário do Seu nascimento um tempo imensamente frio na localidade onde Ele nasceu. E o mais curioso, é que não há notícia de que algum dia algum bebé tão pequenino tenha sido apresentado nestas circunstâncias.
Hoje... tentei refletir mais seriamente em todas estas passagens que tanto nos fascinam como nos põem a pensar.
Jesus nasceu pobre e nu como todas as pessoas, pois quando qualquer ser humano nasce se não tiver alguém que o vista, alimente e cuide bem morre, irremediavelmente. Esta imagem do Jesus Menino, sem dúvida, mostra-me a tremenda e sufocante incapacidade e necessidade de acolhimento que todo o ser humano tem, e que falta a tantos seres humanos. 
Depois... todos os seres humanos aparecem sempre vestidos e Jesus nu... porque a nudez do Menino Jesus não tem nada a ver com falta de roupa que Maria de certeza conseguiu para Ele, tem a ver, sim, com o desprendimento que Jesus tinha das coisas materiais da vida. Jesus não veio ao mundo para ter riqueza mundana, mas para que os homens pudessem ver com seus olhos, ouvir com os seus ouvidos e sentir com toda a sua inteligência que Jesus/Deus os ama sem peso nem medida e com toda a Sua infinita misericórdia, nudez esta que nenhum homem poderá ter nunca na perfeição, pois a perfeição só a Deus pertence.
Jesus nasceu sem preconceitos  nem egoísmos, ódios ou rancores, pronto para, numa total benevolência de amor sem aquela roupagem de indignidade que todos temos de passar a vida a despir e morreremos com ela, toda... ou em parte!
Jesus, ajuda-me a despir-me  como Tu Te despiste de tudo quanto é amargor para mim ou para todos quanto se cruzem comigo no caminho da vida, pois só assim poderei experimentar um pouco do Teu despojamento e ajudar a que se concretize no mundo um permanente Natal!


Sem comentários: