segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Voz no deserto!



O tempo – Advento/espera - é propício à conversão, à mudança de vida!

Hoje, de tudo quanto ouvi e senti, prendi-me no "Precursor", João Batista, que me chamou à atenção para as inúmeras situações de deserto.  
Eu já sabia que a  vida está cheia de "desertos"!


Tantas vivências que se podem sentir nas situações de "deserto"!... 
É muito claro que o deserto que João Batista refere não é um espaço físico, é um estado de espírito!

Há situações de deserto, más... e boas!

Primeiro quero pensar nas minhas más situação de deserto!

Falar de deserto natural, cheio de nada, já assusta; viver num deserto ainda assusta mais; mas viver num “deserto” repleto de casas, animais, ruas, carros, e  muitas pessoas… é mesmo aterrador!... 
Acontece viver nestes desertos em muitas ocasiões, quando, sem autoconfiança e na presença de pessoas indiferentes, fico sem coragem de falar com ninguém porque ninguém está disponível para me ouvir e aconchegar, e me fixo em situações difíceis, entro logo em desespero e fico sem  soluções... e sinto-me num deserto silencioso, vazio, impregnado de abandono, de solidão, e na amarga sede de esperança enfrento tempestades e caminho sobre areias movediças na busca da doçura de um oásis… sem sequer me recordar que silenciar os meus conflitos para ouvir a voz do coração nos seus gemidos abafados e fazer deles ecos repetidos até conseguir, assim, encontrar-me comigo, e dentro de mim sentir a vontade de Deus a meu respeito é o único oásis que me pode refrescar a boca sequiosa e dar alento ao peito ofegante... vivo uma situação complicada desse deserto terrível!

Mas há situações maravilhosas de deserto!

Quando tenho a coragem de aceitar as dificuldades sem me exasperar e silencio os meus ressentimentos até poder parar para encontrar as soluções mais corretas; e a sós, longe de tudo e de todos, me debruço a sério sobre o acontecido, rezo a pedir a intervenção do Espírito Santo de Deus, lembro ou procuro o que me diz na Palavra, penso e volto a pensar, e se for preciso perdoar a alguém perdoo e peço perdão a Deus para a pessoa... e se for necessário pedir desculpa ou perdão  eu peço; e se na indecisão procuro alguém que me escute ou me diga algo sobre o acontecido, até sair dali melhor pessoa –vivo um abençoado deserto!

E melhor será ainda... se me recolho profundamente para pensar nos meus hábitos de vida no sentido de me conhecer mais eficazmente, meditar na Palavra de Deus e descobrir melhor o que Deus quer de mim para crescer mais como pessoa cristã!
Sem dúvida... que este é o melhor dos desertos!

Tenho que aprender a lidar melhor com os maus momentos de deserto… e procurar fazer muitos momentos bons de deserto! 

Obrigado, Senhor, por mais esta oportunidade que me deu São João Batista!

Sem comentários: