terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Pobreza



Esta semana convidaram-me a olhar a pobreza e ajudá-la a ser menos pobre! 
Claro que se referiam à pobreza material! E está muito certo, pois falar de AMOR às pessoas carenciadas é loucura. 
Eu... há muito sei que, a estas pessoas, antes de mais, devo dar-lhes tudo quanto estiver ao meu alcance para que tenham o necessário a uma vida condigna!
Mas como? 
Isso eu não sei muito bem!
Há pessoas muito certinhas em tudo, que aprenderam a gastar o menos possível e se contentam com o mínimo indispensável; mas há outras que não conseguem guardar o que quer que seja e depois acabam por estar sempre a depender das permanentes dádivas de alguém!
É muito fácil distribuir haveres, coisas materiais... mas a estas pessoas isso não resolve nada... ou quase! É preciso acompanhá-las em cada ato de suas vidas para que possam orientar-se.
Para que tal possa acontecer, é preciso tentar compreender, ouvir, estar mais presente para criar laços de amizade para que tenham em mim uma confiança total... pois só a partir daí poderão ouvir-me e pensar nas minhas palavras aceitando-as como orientações para a vida!
A maior pobreza não é a dos corpos... mas a das mentes, revolta, falta de discernimento, de amor, gratidão, carinho, compreensão...
Tanta caminhada a fazer... neste tempo de Advento em que se espera o "(re)nascimento" de Jesus Cristo no maior número de corações!
Que Ele me ajude... e a todos os que queiram ser ajudados, ou mesmo os que o não quiserem, pois Jesus Cristo nasceu para a felicidade de todos!

Sem comentários: