domingo, 30 de dezembro de 2012

Família… com ajuda cristã!




Hoje… neste final de ano e no decorrer da Festa da Sagrada Família de Nazaré… penso mais intensamente no que deverá ser a Família Cristã que, nesta época de comemoração do Nascimento de Jesus Cristo, com tantas dificuldades socioeconómicas, deve sentir atitudes de solidariedade, sentir clima de acolhimento e ouvir mensagens de esperança.  
O presente de Deus à humanidade, Jesus, é o mais próximo de todos, principalmente de quem necessita, pois foi a quem deu sempre a Sua maior preferência.
Quando se fala em pessoas carenciadas, temos tendência de olhar sempre para a falta de aconchego, agasalho e pão… mas estas… muito embora sejam as mais visíveis e sensíveis porque estritamente corporais que nos permitem compreender eficazmente as fragilidades da vida, não me parece sejam as maiores, mas leva a compreendê-las.
Olhar com ternura os pobres ajuda-nos a mudar o nosso comportamento, a lutar pela justiça social para que os ricos de bens saibam ser menos egoístas e mais generosos no repartir o que lhes sobra com quem necessita, multiplicando gestos de ajuda e solidariedade.
Os melhores presentes do tempo de Natal (e sempre deve ser tempo de Natal) são o altruísmo e a generosidade, olhar para o outro ou outra mais do que para nós, fazer dos que connosco convivem o centro das nossas atenções, recordar as crianças e os velhinhos sós e doentes.
Qualquer destas ações é proteger a Família e ser realmente pessoas cristã.
Que tenho feito para ajudar as famílias em crise? E para fazer da minha Família uma verdadeira imitação da Família de Nazaré, onde Jesus nasceu para nos dar o exemplo de como deve ser uma Família?
Sinceramente… muito tenho feito… mas reconheço que há ainda um longo e penoso caminho a percorrer… que não tenho tido força para ajudar a endireitar. Que neste Ano da Fé que vai decorrendo, o 2013 que se avizinha a passos de gigante, o Senhor me ajude a ter mais atenção, coragem e força de vontade para fazer o que deve ser feito!

Sem comentários: