terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Pobreza de coração é riqueza da alma


Quando penso em pobreza... lembra-me dos que têm fome, sede e frio! Porque essa pobreza é muito má! Mas a pobreza de falta de orientação é pior ainda, pois ainda que haja muitos bens materiais acabam por nunca chegar para nada por falta de capacidade para gerir esses mesmos bens!
Se tivermos em conta a forma como o mundo vê essas pessoas, acabamos por concluir que é a elas que o mundo chama pobres de espírito. 
Mas não! Os pobres de espírito de que Jesus falou não são esses!
Jesus referia-se a um outro tipo de pobreza... a verdadeira "pobreza" que Jesus quer e que não tem nada a ver com pobreza material nem com falta de inteligência e bom senso!
Jesus não condena a riqueza, pois a abundância de bens, bem orientada, pode tirar muita gente da extrema pobreza material que não é boa para nada nem para ninguém. 
A pobreza que Jesus pede é a pobreza de coração que é a riqueza da alma e a plena liberdade da pessoa que consiste em não viver demasiado apegado às coisas deste mundo, riqueza material, fama, prazer, poder, querer estar sempre na frente, dar nas vistas, ser homenageado... sei lá que mais... tudo aquilo que tivermos de deixar quando partirmos desta vida!...
Jesus quer que vivamos preparados para deixar tudo e segui-LO em paz... quando Ele se dignar chamar-nos para junto d'Ele!
Em cada Advento que passa... Jesus nos lembra este tipo de pobreza - o desprendimento!
É preciso tanta luta... para conseguir algum desprendimento!...
Será que, como boa pessoa humana que tento ser, já me encontro num grau aceitável de desprendimento e liberdade?
Senhor! Quanto mais terei de me esforçar?... E este Advento... já está a chegar ao fim!...
Ajuda-me Senhor!

Sem comentários: