quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Hoje, 25 de Dezembro de 2012




Hoje, 25 de Dezembro de 2012, foi um dia muito especial!

Um dia de Natal como qualquer outro, mas que me fez ver bem mais claro muitas coisas que antes não compreendia!

Olhei mais profundamente o Presépio! O estábulo; o Menino, em vez de estar aconchegadinho entre os braços amorosos dos pais, completamente só, desligado da Mãe e do Pai; deitado sobre uma manjedoura; embrulhado nuns trapinhos; rodeado da vaca e do burrito; inicialmente visitado por pastores, guardadores de animais; depois, viriam os magos... depois… o tempo o diria!

Eu nunca tinha visto o Presépio assim!

O estábulo vazio que servia de aconchego aos animais durante a noite ou na época de frio e neve, foi a maternidade onde nasceu Jesus, que sempre quis desprendimento e simplicidade!

A distância dos “Pais” representa a Sua maior ligação ao Pai celeste do que a tudo quanto de melhor existe na Terra, os pais; mas também pode significar a dedicação dos “Pais” a Deus Pai e ao reconhecimento exato da divindade de Jesus, Deus como o Pai, a segunda pessoa da Santíssima Trindade!

O Menino deitado numa manjedoura, embrulhado em trapinhos, como que a dizer que mais tarde viria a ser desnudado e deitado sobre a Cruz pela salvação de outros animais, os humanos, que todos nós; e a manjedoura onde esteve deitado era a mesa dos animais, serviu como profecia a dizer-nos que um dia estaria sobre o Altar da Redenção para servir de alimento a todos os homens, a mim e a todos os seres humanos!

Bafejado pela vaca e o burrinho! Nunca entendi muito bem o significado destes animais entre as figuras do Presépio, mas agora parece-me compreender! Jesus é vida… e toda a vida humana se alimenta do leite, do materno e depois do dos variados animais de que a vaca é protagonista; e tanto de leite como de carne, que prefigura a alimentação que Jesus um dia nos daria ao oferecer-nos o Seu próprio Corpo! Mas… Jesus, além de ser Vida/Alimento, é também caminho, e para fazer caminho são precisos transportes, e o burro, ao lado dos camelos, eram os meios de transporte terrestres daquele tempo!

As visitas recebidas foram as dos pastores, gente simples, aquela gente que mais tarde Jesus viria a proteger com a Sua vida  e Doutrina, gente ligada a terra, montes, pastos e animais, que afinal, eram as pessoas exploradas a trabalhar para conseguir o necessário à vida das pessoas, de que a vaca e o burrinho eram parte integrante!

Estranho o nascimento, a vida e obra de Jesus para, não conhecendo ao certo o dia em que nasceu, o povo lhe atribuísse tanta importância para vir a festejar o Seu nascimento na época em que se celebravam as festas do deus sol, astro de luz e vida, no solstício do Inverno, pois já nesse tempo viam a "Estrela " que Jesus era na vida dos homens... e continuará a ser até à consumação dos séculos!

Jesus, Sol da Humanidade, Caminho, Verdade e Vida, ajuda-me a compreender melhor o Presépio e a seguir bem de perto os Teus gestos, palavras e atitudes, que me irão colocar numa atitude de permanente NATAL.

Sem comentários: