domingo, 24 de março de 2013

Acreditar… ter Fé… viver…





Senhor!

Hoje, o primeiro dia da Semana Maior ou Semana Santa, os ramos baloiçam nas mãos amáveis e ternas ao som de cânticos que os lábios, ávidos de Te louvar, vão entoando, e se não alegremente porque as nossas culpabilidade estão presentes na Tua horrenda paixão e dolorosa e cruenta morte, é com a alegria da esperança porque o Teu amor e misericórdia infinita são bem maiores do que todas as nossas fraquezas, misérias, culpas e pecados!

Senhor! Tudo quanto hoje se vive e sente, é matéria de Fé!
Hoje, tal como ontem, e sempre, acreditar em algo é parte intrínseca de todo o ser humano, porque o Ser humano tem necessidade de acreditar em algo que o satisfaça interiormente. E como ser pensante que é, o Homem pode acreditar num sem número de coisas… mas quando se referem a simples matérias que venham a desvendar-se a crença esvai-se em face das realidades e produz um enorme vazio.

Por isso, Senhor, Fé, é a crença no transcendente, no que o Homem com toda a sua inteligência, vontade, saber e esforço nunca será capaz de descobrir cabalmente - Deus.

Ter Fé é crer, é acreditar em Deus! É conseguir um verdadeiro encontro com Deus através de Ti Senhor Jesus Cristo, para amar-Te e confiar em Ti de tal modo que envolva todo o nosso querer e ser, todos os nossos sentimentos, toda a nossa vida. 

Ter Fé é conhecer, sentir e viver a verdade das Tuas Palavras de Salvação e tudo o que leva até Ti!

Ter Fé é ter a certeza de que todos os homens e mulheres são criaturas de Deus, do Teu e nosso Pai… e Tuas também Senhor Jesus, que és Deus como o Pai… e como tal, estás com eles e neles, quer eles o saibam ou não, quer o queiram ou não… pois quando um autor faz uma obra, a obra, irremediavelmente, é sempre do seu autor!

A certeza de que Tu, Senhor, és o autor de todos os homens e mulheres, leva a amar e respeitar a toda a gente, indefinidamente, porque todos são obra de Deus Pai e Tuas Senhor, porque todos somos filhos do mesmo Pai, Deus.

Mas, Senhor, o “mostra-me a tua Fé pelas obras que eu pelas minhas obras te mostrarei a minha Fé” diz-me que uma vida de Fé professada tem de ter atitudes coerentes, senão, a Fé não é verdadeira.

A verdadeira Fé Cristã tem de levar o homem a uma remodelação total de si mesmo, de modo a que a sua vida seja de acordo com a Tua doutrina e vida, Senhor Jesus Cristo, e por isso leva à construção de uma comunidade mais aberta, franca, verdadeira, pacífica, acolhedora, solidária, fraterna e, consequentemente, mais feliz.

Senhor, pelos encontros amorosos travados conTigo em tantos dos Teus templos perdidos no meio de toda a beleza natural que me circunda e tanto me fala de Ti, pela maravilhosa singeleza e simplicidade da gente com quem me vou cruzando a cada paragem, pela minha fraqueza amargurada pela distância de todos os que me são queridos, pela dor dos doentes e dos que para sempre partiram de entre nós deixando eternas marcas de saudade, pelas necessidades que urge afagar, pelos mimos a dar às crianças e velhinhos, pelo aconchego dos drogados e sem abrigo e de tantas amarguras a dissipar entre os Teus queridos filhos… Senhor, aumenta, aumenta a minha pouca Fé!

Sem comentários: