quarta-feira, 6 de março de 2013

“SER”… ÁRVORE!





Mas… o que será “ser árvore”?!... Penso… penso… e por mais que me esforce… não consigo descobrir bem ao certo! E talvez nunca o saberei!

A vida é mesmo cheia de incertezas! É por isso que precisamos ter muita Fé em Alguém que, ainda que pareça, nunca nos deixará ficar mal em nenhuma situação, o que só mesmo Deus poderá fazer!

Porque, os homens e as mulheres, falham! Falham tanto… que até falham a si mesmos! Pelo menos eu… falho a mim mesmo, muitas vezes, vezes sem conta, peso nem medida!

E se eu falho a mim mesmo… como poderei levar tanto a sério, e irritar-me tanto… com os falhanços das outras pessoas com quem vou convivendo nas andanças da vida?!...

Irritar-me com quem procede mal não é coerente… Não é coerente… numa pessoa como eu… que falha tanto!...

Então… o que será… para mim… “Ser”… árvore?!

Não sei! Talvez… reconhecer e aperfeiçoar as minhas qualidades sem me envaidecer com elas, pois são dons de Deus; e reconhecer também os meus defeitos, provindos da minha liberdade de “ser humano”, falível pela liberdade de que foi e é dotado por Deus, mas sem me deixar vencer por esses defeitos! A este tipo de comportamento chamamos evitar o mal… e escolher fazer o bem… ainda que falhe no bem-fazer!

A escolha, é sempre escolha… e se eu escolho fazer o bem… o primeiro passo parece que está dado!

Mas… atenção!… Tenho de ter muita atenção, às vozes interiores, que me comandam e me levam a dar esse primeiro passo… pois elas vêm de algum lado – do Espírito Santo de Deus que… Ele, sim, dá sempre o primeiro passo junto de mim!… É Ele que me ajuda sempre a dar o primeiro passo! Porque Jesus, o Filho de Deus que veio mostrar Deus à Terra, está ressuscitado, e o Seu Corpo Glorioso não é visível nem audível aos seres humanos… Deus Pai não tem corpo nem voz que se possam comunicar connosco e permanecermos vivos… só mesmo o Espírito Santo de Deus nos poderá valer!

E continuo a não saber… o que será… “Ser”… árvore?!

Uma árvore, tal como a conhecemos nos nossos montes, pomares e jardins, tem características próprias, diferentes de qualquer outra árvore! E é com todas as árvores juntas que a Natureza fica tão diversificada e rica de alimentação, madeiras e beleza!

Ainda não sei o que será… “Ser”… árvore!...

Uma árvore natural… tal como a vemos… será tanto mais forte, mais bela e mais produtiva, quanto melhor for o terreno onde tiver sido plantada e a forma como tiver sido tratada, adubada, regada, podada… pulverizada contra inseticidas e outras doenças ruins que a possam atormentar!

Já descobri que… cuidar de uma árvore como convém dá, realmente, muito trabalho ao tratador!

O tratador da minha árvore, da árvore que eu sou, é sempre Deus… e Esse, não falha!

Mas… eu… sou… eu tenho que ser o mais direto colaborador de Deus no meu tratamento pessoal, no tratamento pessoal da árvore que eu sou!

Claro que, ainda assim, não posso tratar sozinho da minha árvore! Estou entre muitas outras árvores! E tenho que ter em conta as árvores que estão ao meu lado, e olhar para as características delas para ver com o que poderei enriquecer a minha própria árvore… e dar também aos outros a maior beleza da árvore que sou… para que eles também, cada qual por si e a seu jeito e modo… possam enfeitar melhor as suas próprias árvores… e todos juntos enchermos o mundo de uma maior beleza… humana e espiritual!

Depois de toda esta reflexão… “Ser”… árvore… acho que será cada pessoa tentar descobrir-se tal qual é, com qualidades a desenvolver e defeitos a suprimir, e fazer tudo quanto estiver ao seu alcance para, assim, ir crescendo, o mais possível, para si mesma com os homens e para os homens e com todos os homens para Deus!

Que árvore… serei e continuarei a ser!... o futuro o dirá!

Que Deus me(nos) ajude!

Sem comentários: