terça-feira, 26 de março de 2013

JUNTO DO SENHOR, SER RAMOS…VERDES!




Não sei porquê, mas a celebração de Ramos, este ano, tocou-me por demais!

Aqueles raminhos de oliveira, levantados naqueles braços vibrantes e a baloiçar tocando-se entre si com o ruído caraterístico das folhas, vistos do coro daquela igreja, tinham não sei quê de especial! E no curto cortejo que mediava as igrejas, eram belos! Muito belos!

Talvez as palavras do Padre… aquele homem simples e aconchegante, que lembrava o burrinho que carregou Jesus e as capas e os ramos com que Jesus tinha sido alegremente aclamado na Sua entrada Triunfal em Jerusalém! Talvez o refletir sobre aquela multidão que alegremente O aclamava, tal como eu também o louvo e bendigo com grande gozo e alegria nos momentos felizes de maior intimidade… mas quando as dificuldades da vida me ressecam o coração e acabo por fazer o que não quero como dizia São Paulo… vejo-me como aquela multidão que aclamava Jesus… para pouco depois gritar a Sua morte com tanta intensidade!

Que fraqueza a minha! Que incoerência! Que ingratidão! Que falta de sinceridade, de força de vontade, de coragem, de firmeza, de constância, de determinação…

Nesta memorável manhã de Ramos, eu também estava com as pessoas a aplaudir Jesus.

Os ramos verdes, verdinhos, viçosos, passados uns dias ficarão secos!

Mas o AMOR dos corações que os carregavam não pode secar nunca, para maior glória de Deus e felicidade dos Homens!

O meu coração, como os corações de todos os que estiveram lá comigo, terão de estar sempre com a frescura fresca daqueles ramos, para aplaudir, louvar e bendizer Jesus, em toda e qualquer situação!

A vida é uma caminhada tortuosa, cheia de percalços, e não posso distrair-me no caminho!

Na frente da minha caminhada vai Jesus a chamar-me constantemente para Ele, a conduzir-me os passos, a pegar-me ao colo quando as situações se tornam mais difíceis de resolver!

E da Sua presença na minha vida… eu tenho a certeza… pois já a senti em grande profundidade!

Senhor! Olhando para as imagens que Te representam com a pesada cruz sobre os Teus ombros doridos… claro que eu vejo e sinto o peso da minha cruz… mas consciente que é bem mais leve que a Tua!

E a minha cruz é merecida, como dizia o Bom Ladrão!

A Tua, Senhor, quisestes carregá-la porque me amas e me queres desculpar misericordiosamente… porque me queres contigo… porque me queres feliz a Teu lado… porque queres que eu espalhe pelo mundo a felicidade que se sente ao seguir-Te… porque queres que todos os homens e mulheres, tuas criaturas amadas, queiram ser amadas por Ti, não se afastem de Ti e deixem que Tu as ames!

Sinto que esta vida é curta demais para ser desperdiçada!

E lamento os momentos que passei distante de Ti… enquanto Tu Te esfalfavas para me proteger e amparar!

Obrigado, Senhor!

Nesta Semana Maior em que os mistérios da Tua vida dominam o mundo, que os homens se voltem para Ti como os ramos verdes com que Te aplaudiram!

E que eu, Senhor, seja sempre ramo verde a agarrar cada vez com mais força e mais amor a minha cruz!

Sem comentários: