quinta-feira, 14 de março de 2013

HABEMUS PAPAM - Pai




Ainda da Parábola do Filho Pródigo ou Pai Misericordioso:  “Há tantos anos que te sirvo sem transgredir uma ordem tua, e nunca me deste um cabrito para festejar com os meus amigos. E agora, que voltou este teu filho, que gastou os teus bens com as mulheres de má vida, mandaste matar o novilho gordo!”

Este comportamento do filho mais velho é a minha imagem e a de muitos cristãos que, sem cometer pecados graves, vão deixando que o seu amor a Deus e aos irmãos arrefeça, e uma vez frio, não vale de nada.

Só um amor forte e coeso nos faz mudar a nossa maneira de pensar e de ser, tal como acontece com os jovens que se ajustam para puderem viver em casal… com os pais que se ajeitam entre si para acolherem o filho… com uma pessoa que se adapta às necessidades de um amigo para o poder ajudar…

Mas… só quem tem a graça de, pelo amor de Deus e sob a ação do Espírito Santo, reconhecer que Deus não é um juiz severo mas um Pai e Amigo e conseguir ver o rosto de Cristo no rosto dos irmãos, pode transformar a vida em atitudes de fraternidade e solidariedade capazes de ajudarem a reconciliar-se consigo mesmo, com Deus e com os irmãos!

Só uma forte Fé em Deus Pai é capaz de mudar por completo o coração do Homem ou da Mulher, que Jesus continua a chamar à conversão pela boca dos Seus Ministros!

Da chaminé da Capela Sistina, no Vaticano, saiu fumo branco, e as palavras “Habemus Papam” foram ecoadas da janela onde, poucos minutos depois, o Papa Francisco, o novo Papa, pediu as orações dos cristãos que saudou e abençoou muito humildemente!

Tantas especulações acerca deste acontecimento… que sempre pensei teria um desfecho totalmente impensado… porque os caminhos de Deus não são os dos homens!

Neste tempo de Quaresma, propício à conversão e mudança, que o Santo Espírito de Deus proteja a Mãe Igreja, na totalidade, e na Sua Hierarquia, para que encontre a melhor forma de chamar ao AMOR/DEUS todos os homens e mulheres do mundo, pois foi para o AMOR que todos fomos criados!

Senhor! Ajuda-me(nos) a amar-Te como filhos extremados de um tão TERNO E AMOROSO PAI! E protege o novo sucessor de Pedro, o Papa Francisco, o Teu representante/pai na terra!

E faz, Senhor, que acabem ou sejam compreendidas tantas especulações sobre os membros da hierarquia da Tua Igreja, que é Santa porque Tu, Senhor, És Santo, mas é muito pecadora porque os homens são mesmo pecadores… pois ainda que Teus representantes e que se esforcem muito por te imitarem, estão limitados à Natureza Humana... muito redutora!

Senhor! Liberta-nos das leis que regem somente os corpos, e ajuda-nos a acolher a Tua Vontade com a nossa maior força de vontade e o maior querer da nossa razão repletos da maior sensibilidade do coração e do mais sincero e verdadeiro amor que só Tu irradias!

Vive connosco, Senhor!

Sem comentários: