domingo, 10 de março de 2013

DOMINGO!...




Domingo! Um Domingo muito importante! O 4º Domingo da Quaresma, ano C. O Domingo da infinita Misericórdia do Senhor, em que nos é apresentada para meditação a parábola do Filho Pródigo!

Não vou deter-me na leitura da Parábola, que está em Lu 15, 11-32, mas no essencial que ela me diz neste momento!

Houve muito tempo em que me levavam a prender-me no arrependimento do filho mais novo, do esbanjador de bens, do malandreco dos nossos dias… e deixavam no esquecimento o cumpridor irrepreensível das leis do pai… onde agora me revejo inúmeras vezes!

Acho mesmo que, se tenho muito de Filho Pródigo, talvez tenha muito mais do ressabiado do filho mais velho… que em vez de ficar satisfeito com o regresso do irmão se entristeceu porque o pai, a ele, obediente irrepreensível, nunca o mandou festejar com os amigos!

Hoje, neste momento, meu tempo é escasso! Vou deixar esta parábola para me preencher um pouco mais no resto da semana!…

Mas… tenho de olhar profundamente o comportamento incomparável daquele Pai que, sem deixar de reparar nos cuidados esmerados do filho mais velho… não esquece o abandono do mais novo - do que tem a certeza que as dificuldades o vão arrasar - e vai, todos os dias, ao mirante do seu telhado, ver quando o vê regressar a casa, para o poder abraçar de novo e dar-lhe tudo quanto deseja que ele sempre tivesse tido – como o mais velho teve.

O Reino de Deus é amor, união, partilha, encontro, dádiva, preocupação, canseira, desejo de bem-estar para todos os homens em união Àquele que pode dar todo o bem-estar – Deus, o Pai Misericordioso e bom com Quem todos devemos viver em todos os momentos da vida!

Vou para a vida… que o dia… hoje… será grande e duro!

Deixo como imagem uma pintura linda, do Pai Misericordioso, que afaga o filho com duas mãos, uma masculina e outra feminina!

Lindo… lindo de se ver!...

Que Deus nos ajude a viver um Santo Domingo!

Sem comentários: