quinta-feira, 28 de março de 2013

A ÚLTIMA CEIA…




Incrível!  Um homem novo, preocupado em acabar com todo o mal-estar da humanidade, pelas mais diversas formas e sem qualquer problema diz muito claramente a essa humanidade como deve viver para que todos consigam ser minimamente felizes nesta caminhada para a verdadeira vida – a eterna!

É um Homem simples, trabalhador, atento, perspicaz, verdadeiro, coerente, amigo, solidário, caridoso, compreensivo, meigo… quantos adjetivos mais seriam precisos para o definir!... O mundo dos homens não tem palavras capazes de o fazer!

Consciente de que a Sua caminhada neste mundo teria um fim, e certo de que seria necessário ter continuadores para que a humanidade continuasse a tentar viver ao Seu jeito, juntou alguns homens para O seguirem mais de perto e poderem ser os continuadores da Sua pregação depois da Sua partida.

Mas… ninguém compreende capazmente Esse Homem!

Mesmo perante tantas maravilhas… a humanidade representada ali pela sociedade onde viveu, não sabia o que fazer, mudava de opinião com a maior das facilidades e conforme lhe dava jeito.

Decidiram aclamá-l’O REI e cantaram-Lhe Hossanas por entre capas estendidas e ramos a baloiçar!…

Era a Festa da Páscoa!  E o Glorioso REI que passara por entre a multidão montado no jumentinho… sabia que o fim da Sua tarefa terrena estava eminente, pois não teria mais por onde escapar às questões que lhe poriam e mentir não fazia parte de Si.

Então… mandou preparar a que seria a Sua Última Ceia, para, na intimidade daquela refeição fraterna poder dar aos Seus as Suas últimas instruções e partilhar com eles algo do que faria parte da reta final de Sua vida!

Estavam ali todos os que haviam sido escolhidos, por Ele, pelo Pai e pelo Espírito Santo, pois onde um está estão todos e todos são um… mistério que não entenderemos nesta parte da existência! E foi-os preparando para o passo que daria de seguida! E avisou Pedro da fragilidade que iria ter ao negá-l’O três vezes antes do galo cantar… e a Judas disse que fosse depressa fazer o que tinha de fazer!

Este Homem, Jesus Cristo, calmo e seguro, firme nas Suas decisões e convicto  de todas  as realidades dos que O rodeavam que mais não eram do que todas as fragilidades  dos seres humanos que Ele próprio como parte integrante de Deus tinha criado… lava-lhes humildemente os pés… e para que não tivessem fome do que é o verdadeiro alimento, o alimento espiritual, institui a Sagrada Eucaristia… “Isto é o Meu Corpo” “Isto é o Meu Sangue” “comei e bebei”… e ao mesmo tempo que institui o Sacerdócio… “ Fazei isto em memória de Mim”!

Como não fazia nada sem uma profunda comunicação com o Pai, vai orar como costumava, no meio das oliveiras!

Judas apareceu e com um beijo entregou-O aos que queriam retirá-l’O da face da terra para que não mais os importunasse.

E… quando os poderosos da terra mostraram as suas garras e os seus quereres… a mesma multidão que O aclamou gritava agora a Sua morte, trocando a Sua vida Puríssima pela de um horrendo malfeitor!

Não sei para que me perco nestas considerações… quando o que eu quero mesmo é ir à imensa bondade e paciência de Jesus que, mesmo sabendo as maldades que os Seus dois amigos iam fazer-Lhe, não lhes levantou a voz, não ralhou, não se encolerizou, não lançou sobre eles um olhar de ódio ou rancor, não disse uma palavra que os magoasse… não fez nada contra eles, nada, mesmo nada, muito pelo contrário, o “Pai, perdoai-lhes porque não sabem o que fazem” era para todos eles… e também para mim!

Toda a paciência, bondade e compaixão que Jesus teve com os discípulos e com toda aquela gente que O atormentou até à horrenda morte, tem-na comigo a todo o momento, pois está sempre disposto a perdoar-me e a acarinhar-me mesmo depois de eu tanto sair dos caminhos que Ele traçou para mim!

E eu?!...

Será que, ao jeito de Jesus quando lavou os pés aos discípulos, tenho a coragem de me colocar sem arrogância perante todas as pessoas que necessitam de mim?

Como me vou comportando com as pessoas que estão ao meu lado e são junto de mim a imagem de Jesus?

Como olho as pessoas que de alguma forma me ofendem e o que faço para as desculpar e colocar piedosamente nas mãos de Deus?

Sou capaz de rezar por essas pessoas?

Enquanto não conseguir começar a dar estes passos… não poderei considerar-me uma pessoa que segue verdadeiramente Jesus!

Que o Espírito Santo me(nos) ajude!

Sem comentários: