sábado, 9 de março de 2013

UMA SEMANA!




Depois de uma parte de noite de reflexão muito profunda… hoje, para mim, pelas mais diversas razões, é um dia muito especial!

Mas vou deixar para outra ocasião a partilha da reflexão… e continuar a pensar no fim-de-semana, ou melhor, no Domingo, um dia que poderá ser considerado como de transição, ou seja, de fim de uma semana e princípio de outra.

Tendo em conta que o Domingo, para os cristãos o Dia do Senhor, pensando bem… podemos considerar a semana assim como uma espécie de pequeno(grande) ciclo de vida que se vai repetindo… enquanto nos for dado viver neste que deveria ser sempre um “Paraíso Terrestre” e a ignorância humana, pelas atitudes erradas que toma e não consegue modificar, muitas vezes, vai tornando cada vez mais num incomensurável inferno.

Uma semana é um pequenino/grande conjunto de sete dias, em que trabalhamos, comemos, descansámos, nos distraímos, aprendemos, convivemos… peregrinamos rumo ao fim para que fomos criados – conseguir, pela misericórdia infinita de Deus e sob a ação do Espírito Santo a maior plenitude possível do Amor, no desejo de, no final da caminhada,  entrar na contemplação da face de Deus!

O Domingo, ou Dia do Senhor, é assim como que uma ponte, que nos faz passar de uma a outra semana!

Jesus morreu numa sexta-feira… descansou no túmulo no dia de sábado, o último dia da semana, dia considerado de descanso antes de Jesus nascer, para ressurgir de novo entre os homens no Domingo, o primeiro dia da semana, que dada a importância que tem para os  cristãos o consideram de Páscoa Semanal.

E é! O Domingo é a Páscoa Semanal dos cristãos! É o dia em que se reúnem na Casa consagrada a Deus a que chamam igreja para, unidos, ouvirem e meditarem na Palavra de Deus e celebrarem a Eucaristia - Páscoa do Senhor – o momento de ação de Graças a Deus pelos benefícios recebidos e o recarregar das forças necessárias para levar o Senhor para a vida do dia a dia a viver em união, alegria, harmonia, paz e amor!

Não de uma forma passiva… mas atuante, dando a cada atitude um sentimento renovado na alegria do Amor de Deus!

Durante os dias da semana, deveremos colocar na vida os ensinamentos recebidos na Celebração Dominical, e a par dos trabalhos e canseiras na busca de angariar o necessário a uma vida condigna, devemos dar à vida momentos de oração para que todos os momentos da vida sejam transformados em oração permanente!

Que bela a vida! Custosa… mas bela… nas inúmeras coisas que temos de ter em conta para que seja vivida cada vez mais de acordo com a vontade de Deus – a comum união de todos os homens com Deus e entre si!

Que o Espírito Santo nos favoreça com uma boa semana para todos nós!

Sem comentários: