domingo, 21 de julho de 2013

E O QUE É A REALIDADE?!…



A realidade é que, no dizer do Papa Francisco, aquele que "entra na vida cristã tem exigências superiores às dos outros; não tem vantagens superiores"!

E isto vai de encontro direto aos que se afirmam cristãos por frequentarem as igrejas… mas que na vida diária familiar e social se assemelham aos pagãos pelos seus comportamentos pouco dignos das suas afirmações!

Falar mal ou insultar é ser negativo na relação com os irmãos
e não leva a nada. Quando uma pessoa tenta denegrir outra é porque ela própria não consegue crescer e necessita do rebaixamento dos outros para se sentir alguém.

Se caminhamos todos na direção do fim para que cada um de nós foi criado, é preciso aprender a dominar os maus instintos próprios, porque tanto aquele que insulta como aquele que é insultado acabam por sofrer e se sentir mal.

Pelo facto, temos que aprender a treinar a lei da mansidão, do amor, da paz, da moderação da linguagem e dos gestos, e evitar comentários desfavoráveis seja a quem for.

Falamos muito em Nova Evangelização! O lema da Nova Evangelização é levar Jesus Cristo às pessoas do nosso tempo, mais por atitudes do que por palavras, porque dizer palavras bonitas e dignificantes e ter atitudes contrárias é pior do que não dizer nada! Porque... não podemos ter ilusões: o Mestre só será escutado se as suas palavras se traduzirem em obras.

Estamos num continente de raízes católicas milenares, e o termo 'Nova Evangelização' refere-se a todos os povos e nações que, dizendo-se cristãos, vivem um cristianismo  rotineiro e sem valores morais e humanos... um cristianismo que, se não for revista a sua forma de ser e de viver, não é nada nem leva a nada!

Como é possível num povo que se afirma cristão… haver tantos atentados à vida desde a conceção à morte?... É um comportamento incompreensível e inadmissível!

As pessoas deixaram de saber escolher o melhor caminho de dignificação pessoal e social.

Estou a lembrar a Marta e Maria do Evangelho de hoje! A Marta como modelo de ação, e Maria como modelo de oração e interiorização! Jesus responde claramente que  sem interiorização, escuta, aprendizagem e oração, não é possível viver porque é o melhor da vida, por isso disse que “Maria escolheu a melhor parte que nunca lhe será tirada”! E não será mesmo, porque tem a ver com vivências que irão dominar os seus comportamentos pessoais, e o que formos ou fizermos nunca ninguém no-lo tirará;  mas as duas formas de proceder, o trabalho árduo e a oração fervorosa e constante, têm de se coordenar com a maior perfeição possível para que a vida possa correr bem.

O mundo de amanhã será formado pelos jovens de hoje!

Que Deus me(nos) ajude a ser bom exemplo para eles e que o Espírito Santo os assista para puderem encontrar o verdadeiro caminho que leve à realização pessoal e social e ao bem-estar comum que todos nós desejamos!

Sem comentários: