sexta-feira, 19 de julho de 2013

PROCURAR… MULTIPLICAR… fazer crescer…



Procurar… e multiplicar dons… para crescer no todo que cada jovem é, penso ter sido o motivo do Encontro Mundial da Juventude que decorre esta semana no Rio de Janeiro! E é o motivo de todos os encontros e desencontros que vamos tendo ao longo da vida: multiplicar dons, conhecimentos, esforços e boas atitudes… para poder crescer!

Os jovens, são o futuro da Humanidade, que se vai desenvolvendo gradualmente conforme as qualidades inatas e adquiridas o que envolve no seu todo o desenvolvimento global de cada ser, que começa logo na sua conceção!

É imperioso repetir isto inúmeras vezes, para que possamos interiorizar que é na conceção que uma vida começa e que temos de a respeitar a partir dali!

Por muito que se esforce, a Humanidade nunca conseguirá grandes avanços se não for capaz de lutar pela vida e de respeitar a vida!

O “Crescei e multiplicai-vos! vem seguido do “e povoai a terra”! E para povoar a terra temos de querer que a vida surja e cresça e de respeitar a vida!

E não nos aflijamos “com o que havemos de comer ou o que havemos de vestir”… pois foi o próprio Jesus que nos chamou à atenção para olhar os lírios do campo que não semeiam nem fiam e nem as pessoas mais ricas e importantes daquele tempo, os reis e filhos de reis, se vestiam com tão lindas cores como eles! E lembrou os pássaros do campo que não têm celeiro e não morrem à fome!

A redução drástica dos filhos por família, não tenhamos dúvidas, tem mais a ver com o egoísmo exagerado do querer fazer ou ir para onde se quer sem responsabilidades nem trabalho e preocupações do que com a falta de meios para os criar e educar!

E não damos conta… mas a redução da natalidade acaba por parar tudo… prontos a vestir, calçados, construção civil, os idosos começam a ter de ir mesmo para os lares por não terem descendência que os cuide, as escolas reduzem os lugares por falta de alunos… é um nunca mais acabar! Tanto retrocesso… dói demais!

O respeito pela vida dá vigor ao desenrolar normal das vidas… dá vida à vida!

Quando olho uma criança… penso na maravilha que essa criança é… no potencial que traz consigo e no que poderá dar de si ao mundo!...

Se conseguirmos pensar muito bem nisto… talvez aquilo a que chamamos dificuldades comece a desaparecer!

Que as Jornadas Mundiais da Juventude consigam mostrar aos jovens o verdadeiro caminho da vida! E que lhes incuta bem no fundo doo seu ser que numa conceção está uma pessoa que vai fazer falta no mundo se não a deixarem nascer!

Ser PAI e MÃE é de uma dignidade sem par… é colaborar com Deus na obra da criação humana!

Há tanto a pensar e repensar!!!...

Que o Espírito Santo me(nos) ajude!

Sem comentários: