segunda-feira, 8 de julho de 2013

OLHAR… E TENTAR VER FUNDO!...



Hoje, dei comigo a pensar no mundo e em quem o governa, além da Natureza a que ninguém consegue dominar! Esta obra magnífica de Deus, deveria ser governada por Deus, mas na sua grande parte não é! Se o fosse, à boa maneira do Mestre Jesus Cristo, os governantes poriam no primeiro lugar da sua preocupação de governantes os problemas e preocupações dos mais desprotegidos dos governados, o que na realidade não acontece!

Recuo no tempo os dois mil e tal anos que passaram sobre a vida terrena de Jesus Cristo que, por ser sincero e coerente na proteção dos pobres e abandonados tratando toda a gente, igualmente, de forma sensata, caritativa, solidária e fraterna, morreu à mão da insensatez dos governantes da época, e muito tristemente vejo que a essa parte a evolução humana mundial foi muito pouca.

Não vivo de saudosismos, e acho que o passado só é válido se visto de forma a ajudar-nos a melhorar o futuro!

Quando a Monarquia governava e se sofria horrivelmente às mãos de reis maníacos e exageradamente egoístas, diz-nos a História Universal que a vida era dificílima.

Aos poucos, com avanços e recuos, a sociedade foi evoluindo. Com o aparecimento de novas ideias, pela grande maioria das nações surgiu o Governo de República conforme o conhecemos!

Sem sombra de dúvida, agora, há muito mais qualidade de vida! Mas se olharmos bem mais fundo, verificaremos que cada época tem os seus problemas específicos e os do nosso tempo não são nada meigos!...

Enquanto nos fomos livrando das guerras tribais e religiosas, foram-se desenvolvendo os Transportes, as Comunicações, a Medicina, a Saúde, a Educação, a Tecnologia… e no meio de toda esta amalgamada e inquietante confusão quase podemos dizer que a eletricidade comanda tudo… abaixo do dinheiro, claro está!

Agora… as guerras tribais e religiosas que ainda subsistem tendem a desparecer, mas a guerra do lucro desenfreado do dinheiro fácil e do chegar ao poder a todo o custo é uma enormíssima pandemia que põe de rastos toda a gente principalmente as pessoas mis sensatas e as menos favorecidas a todos os níveis: crianças e jovens a perder a qualidade de educação… adolescentes e jovens cada vez com menos postos de trabalho… pessoas adultas caídas no desemprego sem modos de vida digna nem possibilidades de novo emprego… deficientes, doentes crónicos e velhinhos cada vez com maior solidão e dificuldade!

Esse ditado importantíssimo que nos diz que “em democracia manda a maioria”, pela vaga imparável de cegueira, insensatez, incoerência e corruptibilidade, deixa muito a desejar!

Hoje, quero pensar apenas que Jesus Cristo viveu não em Seu próprio proveito mas a defender os mais desfavorecidos da sociedade do Seu tempo! E também quero perguntar a mim mesmo e à esmagadora maioria dos cristãos, seguidores de Jesus Cristo, o que têm feito e o que pensam continuar a fazer pelo bem-estar social neste mundo onde vivemos!

Nem todo o que diz “Senhor, Senhor”… e ainda vai às igrejas rezar e receber os Sacramentos, vive de acordo com a vontade do Senhor que traz constantemente na boca, mas muitas vezes longe das atitudes e do coração!

Palavras… leva-as o vento!

Necessitamos de obras, de atitudes!

É hora de cada um de nós, que se diz cristão, olhar para si mesmo e… pelo menos… tentar ver mais fundo para poder agir com a coerência e dignidade que a sua condição de cristão seguidor de Jesus Cristo exige!

Que o Espírito Santo me(nos) ajude!

Sem comentários: