sábado, 27 de julho de 2013

NAS MARGENS DO MAR DA VIDA – SEMEAR O AMOR



Fala-se no Evangelho que Jesus se sentou a pregar! Umas vezes em terra, outras junto ao mar!

Hoje, estou a lembrar a Parábola do Semeador, de Mateus 13,1-9, que passo a referir:



“Jesus saiu de casa e foi sentar-se à beira-mar. Reuniu-se a Ele uma tão grande multidão, que teve de subir para um barco, onde se sentou, enquanto toda a multidão se conservava na praia. Jesus falou-lhes de muitas coisas em parábolas: «O semeador saiu para semear. Enquanto semeava, algumas sementes caíram à beira do caminho: e vieram as aves e comeram-nas. Outras caíram em sítios pedregosos, onde não havia muita terra: e logo brotaram, porque a terra era pouco profunda; mas, logo que o sol se ergueu, foram queimadas e, como não tinham raízes, secaram. Outras caíram entre espinhos: e os espinhos cresceram e sufocaram-nas. Outras caíram em terra boa e deram fruto: umas, cem; outras, sessenta; e outras, trinta. Aquele que tiver ouvidos, oiça!»



Hoje, Jesus continua a sentar-se nas margens do mar da vida  de cada pessoa para “ensinar a semear a  semente da Sua Palavra em todos lugares, de todas as maneiras e em quaisquer situações”.

Hoje, somos nós os semeadores da Palavra de Deus no nosso tempo! Para isso teremos de sair do nosso comodismo e ir ao encontro de quem necessita de uma ajuda material ou de um ensinamento!

E não podemos escolher pessoas a quem nos dirigir, pois o Semeador, ou seja, Jesus, falou para toda a gente, e cada qual ouviu e interiorizou conforme as qualidades que tinha.

Devemos aproveitar todas as oportunidades para falar de Jesus, mesmo que as pessoas não nos pareçam as mais favoráveis, porque a nós cabe-nos a sementeira, quem leva a dar os frutos e os colhe é o Senhor de todos nós! Ainda que a pessoa, seja, aparentemente, árida, cheia de pedra e de espinhos, não sabemos o interior de ninguém, porque esse conhecimento pertence a Deus. Nós, só temos de mostrar o amor de Deus e os ensinamentos de Jesus, o resto não é connosco!

O testemunho que devemos dar são as nossas grandes e pequenas transformações e os pequenos e grandes milagres que Deus, pela Sua Palavra, vai operando em nós! E é esse testemunho que irá germinar, florescer  e dar frutos.

O semeador saiu para semear em todo terreno… e a semente prosperou naquele que foi o melhor. Por isso, não podemos desistir quando encontrarmos gente de coração duro, fechado, incrédulo, questionador, desconfiado e sem esperança. Nós… somos enviados a semear com alegria a palavra de Deus, a todos os homens e mulheres, a todos os terrenos.

Mas, para testemunharmos a Palavra de Deus, Jesus tem que fazer parte da nossa vida e a Sua Palavra tem de estar nas nossas mãos e no nosso coração.

A sementeira acontece ao longo de toda a nossa vida, por onde passarmos, aonde vivermos e com quem convivermos. Mas temos de ter confiança no que falamos e no que afirmamos, pois temos de estar conscientes de que a Palavra de Deus é a verdade, e ninguém nos pode nos desmentir dessa verdade.

Sem comentários: