terça-feira, 2 de julho de 2013

QUE PODEREI FAZER PELA “VIDA” DO MUNDO!



Não sei! Vou imaginando e tentando escutar a voz do Espírito e ao mesmo tempo tentando encontrar força capaz de conseguir um pouco mais de algo a cada dia!

Hoje… estou a pensar no diálogo descrito em S. Mateus 8,18-22:



Naquele tempo, vendo Jesus em torno de si uma grande multidão, decidiu passar à outra margem.
Saiu-lhe ao encontro um doutor da Lei, que lhe disse: «Mestre, seguir-te-ei para onde quer que fores.»
Respondeu-lhe Jesus: «As raposas têm tocas e as aves do céu têm ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça.»
Um dos discípulos disse-lhe: «Senhor, deixa-me ir primeiro sepultar o meu pai.»
Jesus, porém, respondeu-lhe: «Segue-me e deixa os mortos sepultar os seus mortos.»



A forma como estes versículos de S. Mateus se apresentam dão-me a ideia de que Jesus/Deus, precisava de anunciar a Sua mensagem, mas sabia que não é nas multidões que as mensagens se transmitem melhor, por isso, Ele queria passar para a outra margem, para o silêncio, para a intimidade, para a vida normal de todos os dias em que aí, sim, é mais fácil passar a mensagem de Jesus Cristo não com palavras muitas vezes desconexas e incoerentes ocas e desprovidas de sentido, mas com as atitudes de uma verdadeira vida à imitação de Jesus Cristo!

«Mestre, seguir-te-ei para onde quer que fores.» Quantas vezes, em momentos do gozo de uma maior e mais profunda intimidade connosco próprios e com Deus dizemos frases destas a Jesus… que logo nos alerta: «As raposas têm tocas e as aves do céu têm ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça.»

Jesus não é contra as riquezas, contra o dinheiro ou o bem-estar material! Ele é-nos apresentado em festas (casamento) e a comer em casa de pessoas… e não andava mal vestido, Ele até tinha capa de “Mestre”, uma coisa rara naquele tempo! Mas Jesus não reclinava aí a sua cabeça, não parava os seus pensamentos nessas coisas materiais que deixamos quando partimos para a casa do Pai no momento da morte! Jesus não estava preso a nada que O estorvasse de ser totalmente dependente da vontade do Pai. E é isso que Jesus nos pede. Ser materialmente rico só é mau se vivermos somente para essas riquezas, mas será muitíssimo bom se aproveitarmos os bens materiais que temos para com eles sermos mais presentes a quem deles necessita!

Quero seguir-Te Jesus, mas… «Senhor, deixa-me ir primeiro sepultar o meu pai.» Sepultar o pai, deitar o corpo do pai no sepulcro, esperar que a família não necessite de nós!

Jesus responde: «Segue-me e deixa os mortos sepultar os seus mortos.» Perece complicada esta expressão, mão acho que não é tanto assim! Jesus não nos manda abandonar a família, muito pelo contrário, quem tenta seguir verdadeiramente Jesus da melhor forma que poder e souber ama verdadeiramente a família, procura estar presente em todos os momentos principalmente nos maus. Mas nem a família nem os amigos nos podem afastar de seguir a Jesus. Se afastam, então… Jesus diz: «Segue-me e deixa os mortos sepultar os seus mortos.»

Sepultar… mas que mortos?! É que há vivos mortos e mortos vivos!

Os vivos mortos são os que morreram em Cristo e mesmo mortos para o mundo continuam vivos para Deus e para o mundo; os mortos vivos são os que permanecem ainda no mundo mas fora das vivências da Fé em Jesus Cristo, e por isso, mortos para a verdadeira vida, a vida na Graça de Deus!

Sepultar os mortos pode ser pensado como, por exemplo, pedir… sacrificar-se… rezar pela conversão dos pecadores, pois as pessoas em conversão passam de uma vida de morte espiritual a uma vida de espiritualidade em Cristo!

Não vi o comentário a este Evangelho! Esta é… muito simplesmente… a minha reflexão pessoal, pensando seriamente no que poderei fazer pela “vida” do mundo!

Que o Espírito Santo (me)nos ajude a seguir Jesus o melhor possível para permanecermos vivos para Deus, pois é a única forma de, ainda que terrenamente mortos e sepultados, permanecermos eternamente vivos!

Sem comentários: