quinta-feira, 18 de julho de 2013

MAS… AFINAL, MULTIPLICAR... O QUÊ?!




O crescer implica o multiplicar! Quando se pensa em multiplicar vem-nos logo à ideia multiplicar dinheiro, haveres, amigos, pessoas, coisas… mas essa, muito embora seja útil e necessária… não é a verdadeira multiplicação que Deus nos pede!
Então… o que é que Deus me pede? O que devo e tenho obrigação de multiplicar?
Tenho obrigação de multiplicar, antes de mais, o esforço de autodescoberta da minha pessoa! Eu tenho de saber quem sou e para que sou! Tenho que saber o que, de facto, quero e posso realizar com êxito para a minha valorização pessoal e, consequentemente, para a valorização da comunidade onde estou inserida a partir da família e amizades mais íntimas!
Essa multiplicação passa pela descoberta do que realmente sou, dos meus defeitos e qualidades ou dons recebidos, de ver com realidade a capacidade que tenho de me auto dominar no crescimento corrigindo gradualmente os defeitos e desenvolvendo gradualmente as qualidades, consciente de que não posso querer fazer tudo de uma vez… mas aos pouquinhos, sem desanimar, até porque quanto mais defeitos eliminar mais defeitos encontro para destruir… e quanto mais qualidades eu desenvolver mais dons encontrarei para por ao serviço do meu crescimento pessoal e do crescimento comunitário ou social!
Nesta caminhada, tenho de ter sempre presente que uma pessoa nunca crescerá sozinha nem nunca enfraquecerá sozinha, porque somos seres sociais que interagimos uns com os outros! Por isso… tudo o que eu fizer de bom… ou de mau… impreterivelmente, terá impacto na valorização ou desvalorização comunitária!
Mesmo sabendo que, com muita dedicação, amor e diplomacia – o que muitas vezes falta – devo chamar à atenção das pessoas da minha convivência para a correção de defeitos e desenvolvimento de dons, a minha convicção é de que ninguém corrige nem desenvolve ninguém! A correção e o desenvolvimento são sempre atitudes provindas de aprendizagens e esforços pessoais! Os resultados dos esforços e aplicações dessas correções e desenvolvimentos, esses, sim, tornam-se comunitários, pois uma pessoa que se eleva, eleva consigo a comunidade onde vive, e pela elevação da comunidade eleva também o mundo!
Multipliquemos o bem em nós, para que o bem seja multiplicado! É essa, antes e acima de tudo, a multiplicação que Deus nos pede! A “outra” multiplicação, começará a ser bem mais correta… se esta atingir uma maior perfeição!
Que o Espirito Santo me(nos) ajude!

Sem comentários: