quinta-feira, 25 de julho de 2013

NA CAMINHADA… EU… E EU!



Eu e eu… somos uma e a mesma pessoa! Mas… eu tenho que aprender a lidar muito bem comigo, senão… a vida tornar-se-á num inferno!

Nenhuma vida pode existir sem o nós. O “nós” tem de estar antes do “eu”, ou pelo menos de o acompanhar, porque todos somos chamados a amar e ser amados, ou seja, a viver em união, paz e fraternidade uns com os outros.

E era muito bom que todos soubéssemos viver no amor! Nascemos para viver em sociedade e amor, mas todos temos em nós algo de bom e de mau, por isso todos somos capazes de fazer o bem ou o mal.

Por isso, devemos ter cuidado ao chamar uma pessoa de má, porque não há ninguém que seja somente mau! Pecadores sim, somos todos e todas! Mas bondade, há pessoas que escondem a bondade ou a ignoram, mas ainda assim a bondade está nelas.

A bondade e o amor andam de mãos dadas!

Deus criou-nos para amarmos e sermos amados!

E se todos temos necessidade de amar, também temos necessidade de ser amados. São realidades que não podemos esquecer!

Deixar de amar, é deixar de seguir os caminhos de Deus e seguir o caminho do mal. Podemos nem sequer nos apercebermos do que estamos a fazer, mas se pela renuncia e oração não conseguirmos o equilíbrio, impreterivelmente, cairemos nos caminhos do mal.

Viver no amor de Deus é ser alegre e dar alegria a quem estiver por perto, mas deixar-se apoderar pelo mal é espalhar o mal, é tornar-se negativo, é ver o mal em tudo e em todos.

Quando não temos Deus em nós, ainda que sejamos as pessoas piores do mundo, temos a tendência de nos julgarmos muito bons, porque se torna muito difícil descobrir a maldade que trazemos em nós e a verdadeira bondade tanto em nós como nos outros.

Quando nos cruzarmos com pessoas negativas e maldizentes, rezemos muito por elas, para que voltem a descobrir o caminho do equilíbrio emocional e da oração e a recuperar uma vida em Deus para O poder ver dentro de si mesmas e encontrá-Lo nas outras pessoas.

Na caminhada da vida… eu… e eu… preciso:

- de muito diálogo com Deus, e principalmente de fazer muito silêncio interior para O poder ouvir e seguir a Sua vontade!

- de muito diálogo com as pessoas com quem convivo, de aprender a ouvi-las e a compreendê-las para aprender com elas e elas comigo!

- de me ouvir a mim mesmo, de parar, de rever o que fiz e como o fiz, de averiguar o que sou e como sou com os meus defeitos e as minhas qualidades, de modo a conseguir combater os defeitos e desenvolver as qualidades!

A vida é um processo de comunicação constante! E quando a comunicação enfraquece ou se corrompe, as pessoas perdem-se de si mesmas e falham nas relações com os outros! Uma pessoa que não consegue comunicar é uma alienada, é uma autêntica estranha para si própria e um estorvo para as demais… é como me sinto, às vezes!

Todos fomos criados pela mão amorosa de Deus, e o amor de Jesus Cristo continua a ser mais forte do que todo o mal que há no mundo!

Mas temos de nos deixar amar por Jesus e pelas pessoas que nos rodeiam!

Nunca conseguiremos amar se não nos sentirmos amados! O fim da nossa vida é amar e ser amados! O que nunca será possível sem uma comunicação capaz!

O amor é um sentimento tão profundo que chega a ser mais profundo do que nós mesmos, porque o Amor é parte integrante de Deus!

Viver com Deus é estar ao lado dos irmãos!

A minha existência só tem valor se eu me interessar a sério pelos outros, se eu existir para os outros, se eu me der aos outros!...

Então… na realidade, eu só serei eu, na totalidade, se conseguir amar em profundidade!

Na caminhada da vida, eu terei de me entender tão profundamente comigo que possa fazer da minha vida um espaço de doação e amor!

Sem dúvida, eu só serei eu se conseguir amar!

Assim, ser… é amar!

Então, Senhor! Que eu seja!

Sem comentários: