sábado, 9 de janeiro de 2021

CRESCER OU DIMINUIR!

 

Duas palavras muito interessantes na vida de uma pessoa, e que dão muito que pensar e muito que lutar!

Ao olhar para as duas palavras, a nossa primeira impressão é que devemos crescer, e queremos crescer, é um facto.

Fomos colocados no mundo pequenininhos e fomos crescendo devagarinho, crescendo em tamanho e em saber, em poder, em compreender, em aceitar, em querer, em olhar por nós, em ajudar… sempre a crescer. Para o mundo, normalmente, mas conforme a educação recebida, podemos, desde criancinhas, ir escolhendo o que devemos ou não devemos fazer para crescer como devemos!

“”Santo Agostinho (354-430)

bispo de Hipona (norte de África), doutor da Igreja

Sermão no nascimento de São João Batista

Crescer ou diminuir?

«Ele é que deve crescer, e eu diminuir». Em João, a justiça humana atingiu o auge possível para o género humano. A própria Verdade (cf Jo 14,6) dizia: «Entre os nascidos de mulher, não apareceu ninguém maior do que João Batista» (Mt 11,11), por isso nenhum homem podia superá-lo. Mas ele era apenas homem, enquanto Jesus era Homem e Deus. E porque, segundo a graça cristã, nos é pedido [...] que não nos gloriemos a nós próprios, mas que «quem se gloria, se glorie no Senhor» (2Cor 10,17), [...] por esse motivo diz João: «Ele é que deve crescer, e eu diminuir». É óbvio que, em Si próprio, Deus não pode aumentar ou diminuir. Mas nos homens, à medida que a verdadeira vida espiritual progride, cresce a graça divina ao diminuir o poder humano, até que a Igreja de Deus, formada por todos os membros do Corpo de Cristo (1Cor 3,16), alcance a perfeição a que foi destinada, e todas as dominações, poderes e autoridades desapareçam, para Deus ser «tudo em todos» (Col 1,16; 1Cor 15,28). [...]

«O Verbo era a luz verdadeira, que, ao vir ao mundo, a todo o homem ilumina [...] [e] todos nós participamos da sua plenitude» (Jo 1,9.16). Em Si própria, uma luz destas é total, crescendo naquele que é iluminado, que se vê diminuído quando se destrói tudo o que nele havia sem Deus. Porque sem Deus o homem só pode pecar, e esta capacidade humana diminui assim que a graça divina triunfa do pecado. A fraqueza da criatura cede então ao poderio do Criador e a vaidade do nosso egoísmo desmorona-se perante o amor que preenche todo o Universo. Do fundo do nosso infortúnio, João Batista proclama a misericórdia de Cristo: «Ele é que deve crescer, e eu diminuir».””

Texto formidável, maravilhoso, elucidativo, que nos leva a querer viver cada vez mais na graça de Deus para que Ele possa Crescer em nós.

Normalmente, nós vemos a morte como o fim da nossa vida terrena. Mas perante Jesus, a morte refere-se a maus comportamentos, à maldade humana, ao pecado. Uma pessoa que viva em pecado está morta para Deus. Ou seja, a vida de Deus não pode crescer nela!

Quando falamos na caminhada da vida, englobamos tudo o que a vida contém, corpo físico com inteligência, coração, alma, espírito. E temos de cuidar de tudo. Precisamos de um corpo saudável para podermos trabalhar, brincar, compartilhar conhecimentos, haveres, ser presente… precisamos do coração para amar a Deus e aos irmãos vendo neles a presença de Deus… precisamos de cuidar da alma e do espírito, rezando, orando, lendo e meditando as Leituras Bíblicas, Encíclicas e Mensagens Papais, o Catecismo e outras publicações da Igreja de que somos parte integrante com Cristo Jesus como Cabeça e nós como Seus Membros.

Então, temos de crescer na Graça de Deus, na Oração, na dedicação aos irmãos, olhar-nos profundamente para vermos o que devemos deixar de fazer para que a vida de Jesus possa crescer em nós e em quem connosco convive, pois como membros da Igreja de Jesus Cristo, temos de rezar/orar, evangelizar, e ser exemplo para quem nos olha co olhos de ver.

Se os cristãos começassem a levar uma vida a sério como Deus quer e Jesus explicou e exemplificou, o mundo mudaria.

Quando dizemos que Deus pode tudo, pode, sem dúvida, mas criou-nos livres e quer-nos responsáveis, ou seja, queiramos ou não, Deus precisa de nós, para que Ele Cresça nos homens e mulheres e os homens e mulheres diminuam, deixem de ser pessoas mundanas, e passem a ser pessoas totalmente entregues a Deus e aos irmãos.  

Que o Espírito Santo nos ilumine e fortaleça!

Hermínia Nadais

Sem comentários: