sábado, 30 de janeiro de 2021

AS TEMPESTADES DA VIDA!

 

O Evangelho de hoje falava-nos numa enorme tempestade no mar que embaraçava todos os Apóstolos aflitos temendo uma tremenda tragédia, enquanto Jesus dormia, calmamente, com a cabeça sobre uma almofada, sentado na popa do barco!

Aflitos, os Apóstolos acordaram Jesus que logo mandou que a tempestade se acalmasse, e assim aconteceu.

Jesus volta-se para os Apóstolos e pergunta-lhes o porquê de tanto medo! “Ainda não tendes fé?”

Este texto evangélico já foi por mim lido e relido inúmeras vezes, e já escutei muitas homilias sobre ele, mas nunca nada me tocou tão profundamente como este texto que partilho a seguir:

“”Santo Agostinho (354-430)

bispo de Hipona (norte de África), doutor da Igreja

Sermão 63

«O vento cessou e fez-se grande bonança»

O teu coração é perturbado pelas vagas; a injúria suscitou em ti o desejo de vingança. Vingaste-te [...] e naufragaste. Porquê? Porque Cristo adormeceu em ti, porque te esqueceste de Cristo. Recorda-te dele, e Ele despertará em ti [...] Esqueceste-te do que Ele disse na cruz: «Perdoa-lhes, Pai, porque não sabem o que fazem» (Lc 23,34). O que adormeceu no teu coração recusou vingar-Se.

Desperta e lembra-te dele. A sua memória é a sua palavra, são os seus mandamentos. E, quando despertares Cristo em ti, dirás: «Quem sou eu para querer vingar-me? [...] Aquele que disse: "Dai e dar-se-vos-á; perdoai e sereis perdoados" (Lc 6,37) não me acolherá. Reprimirei, pois, a cólera e o meu coração encontrará de novo o repouso». Cristo ordenou ao mar que se acalmasse e ele acalmou-se. [...] Desperta Cristo, deixa-O falar-te. «Quem é este homem, que até o vento e o mar Lhe obedecem?». Quem é este, a quem o mar obedece? «Dele é o mar, foi Ele quem o criou» (Sl 94,5), e «tudo começou a existir por meio dele» (Jo 1,3). Imita os ventos e o mar: obedece ao Criador. O mar ouviu a ordem de Cristo, e tu vais continuar surdo? O mar obedece, o vento acalma-se, vais tu continuar a opor-te? [...] Falar, agir, urdir maquinações é objetar e recusar o mandamento de Cristo. Quando o teu coração for abalado, não o deixes submergir pelas ondas.

No entanto, se o vento nos derruba – porque somos apenas homens – e agita as paixões más do nosso coração, não desesperemos. Acordemos Cristo, prossigamos a nossa viagem sobre um mar apaziguado e chegaremos à pátria.””

Santo Agostinho, que imaginou um mar no nosso coração, ensina-nos tantas coisas!... Chama-nos à atenção para tantos comportamentos que podemos modificar!... Faz menção de nos afirmar a presença de Jesus no coração… esperando que Lhe peçamos a ajuda que necessitarmos.

Esta… é uma grande verdade que muitas vezes nos passa despercebida. Se Jesus está presente em todos os corações, sejam eles como forem e estejam como estiverem, na ânsia de que chamem por Ele para lhes dar a Verdadeira Vida, a prática do AMOR, porque não O pensamos presente em todas as nossas aflições e necessidades como remédio seguro para a sua resolução?

Senhor Jesus! Tanto que temos ainda para aprender e praticar!...

Ampara-nos como crianças que somos na aprendizagem plena da vida, até ao momento exato da hora da nossa morte física.

Que sempre sejas louvado!

Hermínia Nadais

Sem comentários: