sexta-feira, 1 de janeiro de 2021

BENVINDO 2021

 

Começou o ano 2021, tal como estava previsto, com a celebração de Santa Maria Mãe de Deus e do 54º Dia Mundial da Paz! 
Que a Mãe Maria nos proteja e nos faça a todos construtores da verdadeira Paz!

O ano findo não tem nenhum a que se assemelhe de tão diferente que foi. Deu muitas aflições e confusões, trabalhos, dores e canseiras, mas no meio de todas estas paragens e correrias ensinou-nos demasiadas coisas.

Quando chegou o Covid ninguém imaginava o quanto nos magoaria e ensinaria. Fomos todos afetados cada um à sua maneira; as nossas fraquezas e debilidades ficaram totalmente expostas; saímos de nós mesmos parra nos dedicarmos a quem mais precisava fosse do que fosse; adaptamo-nos a novas formas de comunicar para não nos sentirmos tão sós; tivemos que aprofundar conhecimentos para poder conseguir algumas coisas; e antes e acima de tudo, podemos descobrir a mão de Deus omnipotente e voltar-nos mais para Ele pedindo pelos infetados e por quem os tratava, reconhecendo que este mundo lindo onde fomos colocados é de todos e de cada um, que, sozinho, ainda que muito rico e adolado, nada vale.

Sós… nada somos! E não somos uns mais que os outros, muito embora com vidas diferentes, conhecimentos diferentes, atividades diferentes, pensamentos diferentes, somos, de facto o complemento uns dos outros de modo a formarmos a Família Humana que Deus sonhou!

“”Talássio o Africano, hegúmeno na Líbia Centúrias sobre o amor I, 95-100; II, 94-95; IV, 73

Deus na Terra e o homem nos Céus

Deus, que deu o ser às criaturas, ligou todas as coisas à sua providência.

Ele, que é Senhor e Se fez escravo (cf Fil 2,6-7), revelou à criação o cume da sua providência.

O Verbo de Deus, que encarnou sem Se alterar, uniu-Se a toda a criação na carne.

Um estranho milagre tem lugar no Céu e na Terra: Deus está na Terra e o homem está nos Céus.

Assim, depois de ter unido os homens aos anjos, Ele concede a divinização a todo o mundo criado.

A santificação e a divinização dos anjos e dos homens consiste no conhecimento da santa e consubstancial Trindade. [...]

Quando o Verbo Se fez carne (cf Jo 1,14), no seu amor pelos homens, não mudou o que era nem modificou aquilo em que Se tornou.

Assim como dizemos que o único e mesmo Cristo nasceu da divindade e da humanidade, e existe na sua divindade e na sua humanidade, assim também dizemos que nasceu com duas naturezas e que existe com duas naturezas. [...]

Jesus é o Cristo uno da Trindade, da qual também tu serás herdeiro (cf Rom 8,17).””

Quanto mais penso, leio, oiço, medito, mais baralhada me vejo!

De fato, podemos aproveitar tudo uns dos outros, mas a nossa vida é e será sempre um mistério insondável que só mesmo Deus pode conhecer, porque somos obra Sua.

Não sei o que nos terá reservado para 2021, mas confio que nunca será muito mau para nós, ainda que o pareça, pois se os pais humanos querem sempre o melhor para os filhos, muito mais o quererá o Deus Pai Uno e Trino, Trindade Santíssima infinitamente unida pela salvação de toda a humanidade!

Senhor, eu creio em Ti, mas aumenta a minha Fé; eu espero em Ti, mas aumenta a minha Esperança; eu amo-Te, e a todos os homens por Ti, mas aumenta o meu paupérrimo amor, pois enquanto não conseguir levar para a frente as minhas decisões de ser melhor a cada dia para toda a gente por Ti, preciso de muita coragem, determinação, entrega, fortaleza, limpidez no olhar e no pensar, sei lá que mais?

Quando peço para mim, sabes, Senhor, que peço para toda a gente!~

Que sempre sejas louvado, e que o ano que hoje começa seja repleto de amor e fraternidade. Que vivamos todos como Teus filhos e como irmãos entre nós, como nos diz o Papa Francisco na sua ‘Fratelli Tutti’.

FELIZ ANO NOVO!

Hermínia Nadais

Sem comentários: