sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

SENHOR! SÊ A LUZ DE TODOS OS POVOS

 

Vivemos dias claros e escuros

e noites nubladas e estreladas

por terrenos tímidos e escabrosos 

e por veredas planas e cuidadas

 

de noite os homens têm lâmpadas reluzentes

e Tu Senhor, a lua e as estrelas 

de dia tudo ri e o sol aquece 

a bela vida que da terra reverdece

 

Senhor com tanta maravilha não me encanto

desde miúda pequena e bem traquina

pois nunca luz alguma me encheu o coração

somente mesmo Tu que és Luz Divina!

 

""São John Henry Newman (1801-1890)

teólogo, fundador do Oratório em Inglaterra

«Luz terna e suave»

«Foi ter com eles [...] andando sobre o mar»

Que importa, Senhor,

se é tão longe para mim a praia onde tenho de chegar,

se sobre mim levar pousada a clara luz do teu olhar.

Hoje Te peço, Senhor,

para seres a luz que me ilumina

na plenitude da tua luz divina.

Luz terna e suave no meio da noite,

leva-nos mais longe.

Não temos aqui uma morada permanente.

Leva-nos mais longe,

luz terna e suave no meio da noite.

Esquece, Senhor,

os meus passos mal andados, meu desamor,

perdoa os meus pecados. Eu sei que vais

raiar a madrugada e não me deixarás abandonado.

Se Tu me dás a mão, Senhor,

os meus passos serão firmes no andar.

Leva-me mais longe, para a Ti chegar.""

 

Agora, Senhor, com muito amor Te peço

neste tempo difícil que se passa

que escutes as preces do Teu povo 

e lhe enchas o coração com Tua graça

 

e que aproveitem a orar com insistência

para que entre  os cristãos haja união 

e que a Tua Palavra os fortaleça

e a fraternidade lhe preencha o coração!

Hermínia Nadais


Sem comentários: