quinta-feira, 14 de janeiro de 2021

BOAS REGRAS DE VIDA - ORAR

 

Estamos no Tempo Comum, tempo certo de por em prática como viver, como atuar segundo a vontade do Senhor da nossa vida, o que está bem marcado nas Leituras Bíblicas, mais do Novo ou Segundo Testamento.

Cada Evangelista escreveu para uma determinada região. Neste Ano B temos o Evangelho de São Marcos, o mais antigo e mais simples, sem rodeios.

Baseado nas Leituras da Eucaristia de Ontem

“”Santa Gertrudes de Helfta (1256-1301)

monja beneditina

«O Arauto», Livro III, SC 143

Seguir a Cristo

Rezando com devoção por outra pessoa, Gertrudes recebeu o seguinte ensinamento, para lhe servir de regra de conduta na sua vida: [...] que, fiel àquilo que as Escrituras revelaram sobre o comportamento de Cristo, se aplicasse a imitar o seu exemplo em tudo, especialmente em três coisas.

 A primeira é que o Senhor passava muitas vezes a noite em oração; esta alma deveria pois, nas tribulações e na adversidade, procurar o socorro da oração. Em segundo lugar, dado que o Senhor percorria vilas e lugares a pregar, esta pessoa deveria aplicar-se, não apenas na sua pregação, mas também em todos os seus atos, nos seus gestos e no seu comportamento, a edificar o próximo com o seu exemplo. Em terceiro lugar, tal como Cristo Senhor repartiu múltiplos benefícios por aqueles que tinham necessidades, também esta pessoa deveria repartir a graça com as suas palavras e os seus atos, tendo sempre o cuidado de pedir ao Senhor que tais ações estivessem unidas às suas obras divinas e perfeitas, e ordenadas, de acordo com a sua adorável vontade, à salvação do género humano; e, uma vez realizada a ação, oferecendo-a de novo ao Filho de Deus, com a mesma intenção de união, para que fosse corrigida nas suas imperfeições e tornada digna de ser apresentada a Deus Pai, em louvor eterno.””

Sem sombra de dúvidas que esta Santa, como outras, claro, nos ensina a rezar de um jeito espetacular, bem ao jeito de Jesus!

Orar sempre e para tudo, o bom ou menos bom, como Jesus fazia; ser exemplo nas palavras, gestos e atitudes para levar o jeito de Jesus onde estivermos; ajudar quem necessite, pedindo ao Senhor que nos leve a fazer só o que Ele sabe que é bom para todos sem exceção!

Que maravilha! Quem tenta pensar do modo de Jesus tem o mundo no coração da vida. A oração é contínua, pois o Amor que enche o coração leva a estar sempre em contato direto com o Senhor, e só uma grande Fé e Confiança na Sua infinita Misericórdia para com todos dá um pouquinho de tranquilidade perante as inúmeras asneiras que se vão observando, e aumenta-se a oração pela conversão de toda a gente.

Que o Senhor nos ajude!

Hermínia Nadais

Sem comentários: