quarta-feira, 6 de janeiro de 2021

MANIFESTAÇÃO DE JESUS A TODO O MUNDO

 

Hoje, seis de Janeiro, é realmente, entre nós, o dia escolhido para celebrar a Festa da Epifania do Senhor em que o Menino Jesus é visitado pelos Reia Magos que, estudando as estrelas, pelo conhecimento que já tinham das Sagradas Escrituras foi-

Lhes dado perceber que o Grande Rei tinha nascido pelo aparecimento de uma Estrela Especial, diferente, mais brilhante!

Pegaram os seus presentes e partiram guiados por essa Estrela que lhes desapareceu precisamente onde havia o Palácio do Rei Herodes. Claro, tratando-se de um Rei, encaminharam-se para casa de Herodes onde não tinha nascido ninguém nem tinham conhecimento de Rei nenhum.

Desesperado, Herodes juntou o seu pessoal para saber o que seria aquilo, e disseram-lhe que tinha de ser o Messias pois estava escrito que iria nascer em Belém.

Herodes mandou os Magos procurar o suposto Rei em Belém e que voltassem para lhes dizer onde estava porque queria ir visitá-Lo também.

Na saída da cidade logo apareceu novamente a Estrela que os levou até à gruta onde estava o Menino com Sua Mãe e Seu Pai José, num estábulo de animais!

Um Rei, num estábulo de animais, só podia ser mesmo um Rei diferente, um Rei que este mundo não reconheceria como tal.

Então, entregaram os presentes e voltaram à sua terra por outro caminho.

O nascimento de Jesus estava anunciado pelos Profetas, e o facto do rei Herodes querer que os magos voltassem para lhe dizer onde Jesus estava era porque O queria matar. Herodes nunca pensou num Rei ao jeito de Jesus, nem Herodes nem os fariseus que só pensavam em carregar os outros com deveres e mostrar-se muito bons publicamente, mas só pensavam em ser grandes e o aparecimento de um Rei metia-Lhes medo, pois punha em causa o trono e tudo a que estavam agarrados.

Como os Magos não apareceram, José foi avisado em sonhos para fugir com o Menino e a Mãe para o Egito e a pensar que o matava herodes mandou matar todos os meninos de Belém abaixo dos dois anos. Tudo estava, está, nas Escrituras.

Grande lição de catequese!

As ofertas dos Magos, ouro significa a Realeza de Jesus, que é Rei de Amor Eterno; incenso que dizia que Jesus é Deus, pois o incenso usava-se e ainda hoje se usa para glorificar Deus; a mirra significa que Jesus era um homem como nós! E era, mas sem deixar de ser Deus, isto é um milagre que um dia perceberemos, quando pudermos vê-Lo face a face, se tivermos essa imensa graça!

Ora o povo judeu governado por Herodes, que esperava a vinda de Jesus, queria matá-Lo, e por essa razão sacrificou tantos inocentes. Os Reis Magos, gentios, vinham à procura de Jesus com presentes que o identificavam tal qual era!

A Estrela desapareceu sobre Jerusalém, porque a noite de pecado que ali havia era tão grande que escondia a luz da Estrela. É assim, onde há muito pecado, não nos é possível ver a luz de Deus, o Menino Jesus, o Cristo Salvador!

A Estrela apareceu na saída da cidade, onde havia gente mais humilde e desconsiderada pelos grandes daquele tempo, mas onde o Amor já reinava na espera do Salvador.

Os Magos não voltaram a Herodes, regressaram por outro caminho! Muito natural! Em herodes havia pecado… e quem se encontra verdadeiramente com Jesus muda de caminho, muda de vida, tenta a todo o custo deixar tudo o que for pecado para viver na Graça e Amor de Deus e dos irmãos como Deus quer. Cai e levanta, mas não deixa de seguir Jesus!

Os Reis Magos, Gaspar, Baltazar e Melchior, até nome têm, mas bem vistas as coisas, representavam o mundo que não conhecia as Escrituras e agora representam-nos a nós!

Batizados, netos de avós e filhos de pais católicos, a maior parte de nós não vê os avós nem os pais procurarem Jesus, pois a maior parte das nossas casas, que deviam ser Igrejas Domésticas, só se falará em Deus em horas de grande aflição, não se vive para o Senhor, não procuramos conhecer melhor as Escrituras que se entrelaçam entre si, o Antigo e o Novo Testamento, não se reza. Procuramos a igreja de pedra para o Batismo, a primeira comunhão, casamentos e funerais… não procuramos a igreja de pedra para nos encontrarmos com Deus e uns com os outros, para participarmos na Sagrada Eucaristia onde se repete de forma incruenta a morte e Ressurreição de Jesus que nos alimenta com o Seu Sacratíssimo Corpo transubstanciado no Pão e Vinho!

Tantas coisas que podíamos fazer… e não fazemos!

Passados mais de dois mil anos, continuamos a ser os Reis Magos, mas muito longe das suas atitudes, pois eles não descansaram enquanto não viram Jesus. E nós? O que fazemos? Procuramos Jesus… e conhecer a sério as suas Palavras e atitudes?

Que a Sagrada Família nos ajude e o Espírito Santo nos fortaleça, pois precisamos de muita coragem para vivermos como devemos, para sermos, realmente, de alma coração e espírito bem feliz, como Jesus deseja!

Hermínia Nadais

Sem comentários: