segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

SEMANA DE ORAÇÃO PELA UNIDADE DOS CRISTÃOS

 

Começa hoje mesmo esta Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos.

Agora, graças ao imenso ardor do Papa Francisco e às suas sábias palavras e atitudes, as pessoas são chamadas a amar os que frequentam as mesmas igrejas, e as que têm outras formas de adorar a Deus e de Lhe prestar culto.

É por isso que rezamos há muitos anos, pela união dos cristãos, mas o Santo Padre convida-nos agora a olharmos também os que têm outros tipos de entender deus, outros deuses, pois, de facto, somos todos criaturas de Deus, vivamos como vivermos.

Se Deus Amor simplesmente Ama e usa de Misericórdia infinita com toda a gente, porque é que nós não havemos de amar e ser misericordiosos e compreensivos com toda a gente?

“”São da Cruz (1542-1591) carmelita descalço, doutor da Igreja

Cântico Espiritual

«O noivo está com eles»

«Foi à sombra da árvore de Adão (cf Cant 8, 5)

que te tornaste minha desposada;

aí te dei a minha mão,

e assim foste reparada

no próprio lugar onde tua mãe fora violada».

No elevado estado do matrimónio espiritual [descrito neste poema], o Noivo descobre com grande facilidade e frequência os seus maravilhosos segredos à alma que é sua fiel consorte, porque o amor verdadeiro e íntegro não sabe encobrir nada àquele que ama. Comunica-lhe principalmente os doces mistérios da sua encarnação, e os modos e maneiras da redenção humana, que é uma das mais elevadas obras de Deus e por isso mais saborosa para a alma. É isso que o Noivo declara nesta estrofe, onde se pode ver com que terno amor descobre à alma estes grandes mistérios.

Ele mostra-lhe a maneira admirável como a remiu e a desposou, por mesmos modos como a natureza humana foi estragada e perdida, dizendo-lhe que, assim como foi perdida e estragada por Adão por meio da árvore vedada no Paraíso, assim na árvore da cruz foi remida e reparada; Ele estende-lhe a mão do seu favor e da sua misericórdia por meio da sua Paixão e morte, suspendendo a hostilidade que havia entre o homem e Deus desde o pecado original.””

Este canto dirige-se â alma pecadora e remida por Jesus. Arvore de onde Adão comeu o fruto e pecou… e a Árvore da Cruz onde Jesus deu todo o Seu Sangue para nos salvar!

Duas árvores distintas uma que quebra a união com Deus, outra que desfaz a quebra e nos une de novo ao Senhor!

Não esqueçamos de rezar muito durante esta semana. Quanto mais união houver entre as pessoas, maior será o Amor, a compreensão, aceitação e paz de que tanto necessitamos. Que Jesus e Seu Apóstolo São Paulo nos ajudem!

Hermínia Nadais

Sem comentários: