domingo, 10 de janeiro de 2021

JESUS QUIS SER BATIZADO

 


Jesus não precisava do Batismo, mas quis ser batizado: para que fosse identificado pelo Pai e pelo Espírito Santo como Filho de Deus; para poder abençoar as águas de modo a que nós pudéssemos ser batizados não para nos chamar à conversão como fazia São João Batista, mas para que a água do nosso batismo, além de nos chamar à conversão, nos pudesse lavar de todos os pecados e nos tornasse Filhos de Deus, irmãos de Jesus e membros da Sua Igreja, do Seu Corpo Místico, e, com a oração e preparação adequada com a meditação e estudo das Leituras Bíblicas, pudéssemos viver dignamente como Deus quer e ensina para podermos ser apóstolos nos nossos meios ambientes!

“”São Máximo de Turim (?-c. 420) bispo

Sermão para a festa da Epifania «Ele batizar-vos-á no Espírito Santo»

Hoje, o Senhor Jesus recebeu o batismo, quis lavar o seu corpo nas águas do Jordão. Porque foi que Ele, que era o Santo, quis ser batizado? Cristo não é batizado para ser santificado pelas águas, mas para santificar as águas e purificar, com esse ato, as ondas que toca. Trata-se, pois, da consagração das águas e não da consagração de Cristo. Porque, desde que o Salvador foi lavado, todas as águas se tornaram puras em vista ao nosso batismo; a fonte foi purificada para que a graça fosse proporcionada aos povos que viriam no futuro. Cristo avança, pois, como primeiro no batismo, para que os povos cristãos O sigam sem hesitar

Entrevejo aqui um mistério. Não é certo que a coluna de fogo tomou a dianteira no mar Vermelho, para encorajar os filhos de Israel a seguirem atrás dela? A coluna atravessou as águas para abrir caminho aos que vinham depois, e este acontecimento foi, segundo o testemunho do apóstolo Paulo, um símbolo do batismo (1Cor 10,1s). Era sem dúvida uma espécie de batismo, em que os homens eram cobertos pela nuvem e conduzidos pelas águas. E tudo isto foi concluído pelo mesmo Cristo Nosso Senhor, que precede no batismo todos os povos cristãos na coluna do seu corpo, como precedeu no mar os filhos de Israel na coluna de fogo. A mesma coluna que, outrora, iluminou os olhos dos caminhantes, dá agora a luz ao coração dos crentes; então, traçou nas ondas uma estrada sólida, agora, fortalece neste banho os passos da fé.””

A nossa pequenez humana, ainda que elucidada das mais diversas formas, tem dificuldade em interiorizar a grandeza de Deus junto de nós, o enormíssimo bem que Jesus fez e faz por nós, e a gigantesca forma como o Espírito Santo, Amor entre o Pai e o Filho, nos consegue ajudar, elucidar, fortificar.

Quanto mais aprendemos e vivemos, mais reconhecemos que nada sabemos e que o que nos falta aprender para bem viver, é um nunca mais acabar.  

Que Deus nos proteja, e Maria Santíssima não nos desampare.

Boa noite e boa semana!

Hermínia Nadais

Sem comentários: