terça-feira, 12 de janeiro de 2021

E… O TEMPO MUDOU DE NOME!

 

Agora, não é mais tempo de Natal, mas Tempo Comum!

Fala-se igualmente de Jesus, mas de forma diferente!

Deixamos de olhar para o Menino Salvador para nos fixarmos no Homem que Salva! Salva com o que faz, o que diz, e o que leva a fazer e a pensar!

De vida enraizada totalmente na oração ao Pai, vai fazendo caminho e organizando o grupo que se tornará Igreja depois da Sua morte e ressurreição!

Que maravilha é prestar atenção a estas pequenas coisas e viver de olhar fixo nelas, aprendendo com Jesus a viver amando, olhando os outros, ajudando, sendo presente a quem necessita, amando sem distinção a toda e qualquer pessoa, preocupando-se com o bem-estar de toda a gente! E olhando para as nossas fraquezas e debilidades, enquanto a vida se vai evaporando no decorrer dos segundos, esforçando-nos por ficarmos um pouquinho mais fortes na fé, na esperança, na caridade, no amor!

““”Papa Francisco

Encíclica «Lumen fidei / A luz da fé», §§ 54-55 (trad. © Libreria Editrice Vaticana)

Um leproso foi reintegrado na sociedade

Quantos benefícios trouxe o olhar da fé cristã à cidade dos homens para a sua vida em comum! Graças à fé, compreendemos a dignidade única de cada pessoa, que não era tão evidente no mundo antigo. No século II, o pagão Celso censurava os cristãos por algo que lhe parecia uma ilusão e um engano: pensar que Deus tivesse criado o mundo para o homem, colocando-o no vértice do universo inteiro. […] No centro da fé bíblica, está o amor de Deus, o seu cuidado concreto por cada pessoa, o seu desejo de salvação que abraça toda a humanidade e a criação inteira, e que atinge o clímax na encarnação, morte e ressurreição de Jesus Cristo. Quando se obscurece esta realidade, falta o critério para individuar o que torna preciosa e única a vida do homem; e este perde o seu lugar no Universo, extravia-se na natureza, renunciando à própria responsabilidade moral, ou então pretende ser árbitro absoluto, arrogando-se um poder de manipulação sem limites.

Além disso, a fé, ao revelar-nos o amor de Deus Criador, faz-nos olhar com maior respeito para a natureza, fazendo-nos reconhecer nela uma gramática escrita por Ele e uma habitação que nos foi confiada para ser cultivada e guardada; ajuda-nos a encontrar modelos de progresso que não se baseiem apenas na utilidade e no lucro, mas considerem a criação como dom, de que todos somos devedores.”””

No amor a tudo! Claro que à medida que o tempo passa tudo nos parece mais belo, os pássaros, as árvores, os rios, as flores, tudo o que compõe a Natureza que o Senhor nos ofertou, e muitas vezes não tratamos como Ele deseja e nos convém. Pensamos muito na riqueza material… quando… um dia… para voltarmos ao pó de onde saímos, iremos de mãos vazias!

Agarremo-nos a tudo o que é eterno, ao Amor que nunca morre e nos conservará vivos para sempre, numa outra dimensão da vida!

Boa noite, boa semana, tudo de bom para todos!

Hermínia Nadais

Sem comentários: