domingo, 3 de janeiro de 2021

EPIFANIA DO SENHOR!


Hoje festeja-se a Epifania do Senhor!

O Menino visitado pelos Reis Magos, que representam toda a humanidade, onde cada um ou uma de nós está inserida.

Reis Magos que deixaram de ver a Estrela que os conduzia e foram perguntar por Jesus ao Rei Herodes, pensando que nasceria por ali. Mas não!  A Estrela desaparecida na noite de Jerusalém, apareceu de novo e conduziu-os a Belém onde Jesus se encontrava. Procuraram Jesus sem desanimar.  E ao encontrar Jesus, diz-se que avisados em sonhos voltaram para casa por outro caminho.

Claro que quem se encontra realmente com Jesus na profundidade do coração não volta mais ao mesmo caminho, à mesma vida, pois segue Jesus para onde Jesus o ou a levar, mudando as suas formas de ser e viver, de pensar, de agir, mudando ódio em amor, incompreensão em compreensão, aceitação, presença, ajuda!

Quem se encontra verdadeiramente com Jesus nunca mais é o mesmo, a não ser que deixe Jesus de novo, pois então ficará pior do que o que antes era.

Vamos ver o que nos diz…

“”Santa Gertrudes de Helfta (1256-1301)

monja beneditina

O Arauto, Livro IV, SC 255

«E, prostrando-se diante dele, adoraram-no».

[Na festa da Epifania,] estimulada [...] pelo exemplo dos bem-aventurados magos, Gertrudes elevou-se com fervor e prostrou-se com humilde devoção aos santíssimos pés do Senhor, adorando-O em nome de tudo quanto existe no Céu, na Terra e nos infernos (cf Fil 2,10).

Não encontrando presente digno que pudesse oferecer-Lhe, percorreu todo o Universo com desejo ansioso, procurando entre as criaturas alguma que fosse digna de ser oferecida ao seu bem-amado. Correndo desta maneira, queimada pela sede do seu fervor ardente, descobriu coisas desprezíveis que qualquer criatura teria rejeitado, considerando-as indignas de serem oferecidas ao louvor e à glória do Salvador. E, apoderando-se delas com avidez, entregou-as ao único que todas as criaturas deveriam servir.

Graças ao seu fervoroso desejo, atraiu ao seu coração toda a dor, o temor e a angústia que todas as criaturas suportaram desde sempre, não para glória do Criador, mas por sua culpa e enfermidade, e ofereceu-as ao Senhor como mirra de seleção. Em seguida, atraiu a si a santidade fingida e a devoção afetada dos hipócritas, dos fariseus, dos hereges e outros parecidos, e também a ofereceu a Deus, como sacrifício de incenso suavíssimo. Por fim, procurou atrair ao seu coração toda a ternura humana e o amor adulterado e impuro de todas as criaturas, e ofereceu-os ao Senhor como ouro precioso.

Todas estas coisas estavam reunidas no seu coração, e o amoroso desejo com que se esforçou por fazer delas uma homenagem perfeita ao seu bem-amado, qual fogo ardente, livrou-as de todas as escórias, como o ouro é purificado na fornalha, e elas apareceram como nobre e maravilhoso presente para o Senhor. O desejo de Lhe agradar de todas as maneiras, testemunhado por estas oferendas, suscitou no Senhor inestimáveis delícias, qual obséquio de rara beleza.””

Não sei muito bem o que este texto me parece, mas está maravilhoso! Para Jesus, de nada serve o ouro e a prata, mas o comportamento e sentimentos das pessoas por quem deu a vida e continua a alimentar com o Seu Corpo e Sangue consubstanciado na Sagrada Eucaristia… que deveria ser muito mais amada e querida!

Que alimento doce! A Liturgia da Palavra é o próprio Jesus pela boca das pessoas a falar-nos, a dizer-nos a melhor forma de ser e de viver.

O momento do ofertório onde podemos colocar nas Suas doces e chagadas mãos tudo o que temos e somos, os nossos familiares e amigos, o mundo, para que seja mudado com Ele.

Inesperadamente, parei de pensar! O coração bate apressado, enquanto as mãos, trémulas, colocam aqui as últimas palavras de hoje!

Bendito sejas, Senhor, pelo Amor imenso com que nos acaricias!

Que toda a gente Te possa sentir, Senhor, e a humanidade mudará o seu rumo… para Ti!

Bom final de Domingo e boa semana!

Hermínia Nadais

Sem comentários: