sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

A Riqueza… do mundo e de Deus!...




Hoje… quero ver se consigo descobrir algo mais sobre o que são ricos, a verdadeira riqueza… mas vou pensar só um pouquinho!

Como obra do Deus bondade, amor e misericórdia infinitas, todos somos ricos, muito ricos! Mas os conceitos de riqueza e pobreza são tão difíceis de encaixar que por mais que me esforce não vejo jeitos de os compreender integralmente, porque estou no mundo como ser do mundo e pertenço a Deus porque sou de Deus, e entre o pensar de Deus e o pensar dos homens há uma enorme confusão!

Os olhos de Deus não veem como os nossos, e para trilhar os caminhos de Deus há uma imensa dificuldade em saber bem ao certo o que é a verdadeira riqueza!

O mundo chama de ricos aos que têm grandes fortunas, indústrias, comércios, casas, carros, campos, montes e muito, muito dinheiro… e Jesus diz que a verdadeira riqueza é aquela que ninguém pode roubar nem a traça rói porque apenas nos vai enchendo a alma e o coração do Amor para que foi criado… o que, de facto, não tem mesmo nada a ver com aquilo que o mundo chama de riqueza!

Para amontoar ainda mais as riquezas deste mundo aparecem-me outras riquezas a considerar, que podem não ter nada a ver com as riquezas materiais… mas ainda assim não deixam de ser riquezas: o egoísmo, a vaidade, a presunção, a prepotência, o querer-se parecer o que não se é, a importância exagerada que se dá a si mesmo, o julgar-se e o querer parecer mais do que os outros, a falta de verdade… e sei lá que mais… são tipos de riqueza que não se veem a olho nu, mas existem, fazem parte do íntimo da pessoa, e retiram dela aquilo que Jesus chama de verdadeira riqueza!

Quando criança, diziam-me que Jesus gostava muito dos pobrezinhos! E eu fiquei com a ideia de que Jesus não gostava de quem fosse materialmente rico. Numa época em que as pessoas ricas e remediadas se contavam pelos dedos… era uma boa maneira de manter toda a gente feliz porque Jesus gostava dos pobrezinhos, que eram quase todos!… E lembro que olhavam os tais ricos de haveres com desdém, e, nas suas costas, chamavam-lhes nomes esquisitos!

Aos poucos, fui descobrindo que me enganei! Não é nada assim! Jesus gosta de todos de igual maneira! E ser materialmente rico não tem mal nenhum… até porque há muitas pessoas materialmente pobrezinhas com o coração cheio de manias de riqueza, e isso é que está mal!...

Por hoje… dia 18 de Janeiro, que é o primeiro dia da Semana de oração pela unidade dos cristãos, e porque há um longo e penoso caminho a percorrer, fico-me por aqui!

Amanhã haverá mais! Assim Deus me ajude!

Sem comentários: