terça-feira, 22 de janeiro de 2013

O “vadio”



Nas loucuras e aventuras da vida os dias passam a correr, sem sequer me aperceber de que todos os meus momentos são deveras importantes, são como que os elos de união de todos os meus passos que, de tão habituais, acabam por me ser indiferentes!

Que horror! Eu… indiferente para mim mesmo?!... Parece uma aberração, mas é a mais pura das verdades.

Sou uma pessoa que, como qualquer outra, tem um corpo com cabeça, tronco e membros, uns olhos para receber imagens visuais, uns ouvidos e um nariz para captar “imagens” auditivas e cheirosas… e um cérebro para armazenar, catalogar, discernir, sentir, querer, amar… e um pensamento que não sei muito bem de onde me sai… é uma coisa que não consigo dominar!

Tenho um amigo que o chama de “vadio”! E é mesmo um vadio!

Eu quero pensar numa coisa… mas o pensamento foge para outra! O que eu quero… ele muitas vezes não compreende… foge tão rápido das ordens que lhe dou que me domina quase totalmente!...

E por mais que me esforce, não sei mais que fazer para dominar esse “vadio”!...

Quando descobri que era este malandrote me pregava inúmeras partidas… comecei a querer dominá-lo! Mas tenho-me visto muito mal… e não consigo… ou melhor, pouco consigo com ele!

E corre sempre atrás de tudo o que leva ao prazer imediato e dá nas vistas… inclusive essa coisa da riqueza de que os homens e mulheres tanto gostam de exibir… dinheiro, joias, roupas de marca… passeios e diversões… bons restaurantes e cafés… bons carros e boas casas… um emprego que dê muito dinheiro e pouco trabalho e responsabilidade… e não ter por perto ninguém que precise de ajuda ou incomode seja com o que for!...

Malvado “vadio”! Claro que sem o pensamento não posso viver, preciso dele para viver… mas por causa dele raramente chego aonde devo… e pegando na minha consciência agarro-me à razão e tenho que puxar demais pela pobre da minha força de vontade para vencer este desnaturado pensamento… e ao fim e ao cabo, nem ela me ajuda a encaminhá-lo para onde eu quero e como eu quero!

Áh! Senhor! Satisfaz-me saber que Tu sabes que os homens e mulheres são todos e todas assim… com um pensamento… “vadio”! Para Tua maior glória e felicidade da humanidade que criaste… ajuda-me a dominar o meu pensamento para que ele não fuja do que Tu queres e eu também quero – que me ames… amar-Te acima de tudo e amar fraternalmente todos os homens meus irmãos!

Sem comentários: