terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Pela Fé… sou peregrino estrangeiro!




Pela Fé e pela vida! Neste mundo sou peregrino estrangeiro!
A Fé é uma profunda alegria, um fundamento da esperança e uma certeza acerca do que não se vê e transforma por completo a vida.
A Fé é um ato pessoal, é a livre resposta do homem à iniciativa de Deus que se revelou antes e em Jesus, e se vai revelando todos os dias através da Igreja que Jesus fundou e de que somos parte integrante; é um dom de Deus que se revela e um empenho do Homem que aceita a revelação; é graça divina e responsabilidade humana que gera no Homem a vontade forte de querer experienciar o diálogo com Deus que lhe fala como a um amigo para que, na Fé e com a Fé, permaneça em comunhão com Ele.
 "Eu creio em Deus" é a afirmação que abre ao Homem a porta da amizade com Deus através de Jesus e o seu mistério de salvação, que implica adesão, acolhimento e obediência alegre à Sua Palavra narrada nas Sagradas Escrituras para nos conservar minimamente na correspondência à amizade de Deus.
Toda a Bíblia, numa história em que Deus se faz próximo aos homens realizando o seu projeto de redenção, é uma narração da revelação de Deus à humanidade. 
Hoje para falar de Deus é preciso crescer na fé, na familiaridade com Jesus e o Seu Evangelho, lendo, meditando e rezando as Escrituras, com uma enorme paixão pelo projeto de Salvação de Deus vivido ao jeito de Jesus, para falar de Jesus com a vida pedindo ao Senhor a capacidade de o fazer com simplicidade e confiança, ardor e esperança.
Deus pediu a Abraão para abandonar a sua terra e partir para o desconhecido! Abraão partiu! E formando com a esposa um casal de idade muito avançada, viveram nessa Terra Prometida como estrangeiros vindo a ser “pais” de um grande povo! Pela sua imensa Fé se chama a Abraão o Pai dos Crentes!
Pois… neste mundo, somos todos estrangeiros e peregrinos, porque a nossa pátria definitiva é junto de Deus!
E eu? Vivo mesmo como quem peregrina por terra estrangeira?
Como estou a responder ao convite do Senhor?
Como digo sim a Deus? Confiante, mesmo sem saber para onde me levará?
Será, que a minha obediência à vontade do Senhor, a minha vivência da Fé, tem sido sincera e radical?
Acredito firmemente, a exemplo de Abraão, nas promessas de Deus aos Homens?
Estou a firmar a minha vida em Deus? É Ele o meu refúgio, a minha proteção, a minha alegria, o meu tudo, em todos os momentos dos meus dias e das minhas noites?
Deus manda-me amar os irmãos como a mim mesmo! Preocupam-me todas as pessoas? E as que comigo partilham mais de perto os espaços e a vida? Que faço por elas? Dou sempre o meu melhor?
Entrego-me às tarefas que me vão sendo pedidas com dedicação e empenhamento?
Tanto em que pensar!... Senhor, ajuda-me a dar o meu melhor nesta tarefa para que o Teu nome seja cada vez mais conhecido, amado e servido neste mundo lindo em que nos colocaste!...

Sem comentários: