segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Surpreendes-me a cada instante!



 Sim! Senhor! Surpreendes-me a cada instante! Com montes de alegrias!… Afinal, Tu só queres alegrias!...

Mas o desenrolar da vida, ao lado das venturosas alegrias, traz imensas e inesperadas perturbações!

A vida é bela, sempre bela, uma dádiva maravilhosa… mas cheia de surpresas! Surpresas boas e surpresas más!

E se o rodar sereno da vida nos vai enriquecendo a cada dia, são as surpresas que mais nos espevitam o crescimento interior, pois temos que aprender a lidar com elas, e isso faz-nos pensar e alterar muitos dos nossos comportamentos e moderar muitas das nossas atitudes e maneiras de ser!

Em face de tantas das “minhas” surpresas… é caso para pensar: Será que tenho sabido portar-me convenientemente perante tantas dessas situações de surpresa?

Não sei muito bem, não tenho tanta certeza, não tenho nenhuma certeza!

Sou uma pessoa alegre e bem-disposta por natureza, mas se as surpresas são boas, tenho a tentação de exuberar de alegria; se são más, o coração aperta até doer, a voz some-se na garganta e, mais do que um cachecol ou gravata desorientada e maluca, parece que algo invisível aperta com uma força tão estranha o pescoço que me parece que vou morrer! E mais ainda… quando essas surpresas não são especificamente minhas… mas fruto das confidências dos amigos e amigas… pois essas… têm mesmo de ficar comigo, e é quando mais me apetece, ou melhor dito, é quando mais sinto necessidade de as partilhar!

Se são minhas… posso ter de me limitar a suportar as consequências… mas posso contá-las, desabafar… o problema é meu! Se são dos outros… sofro com esses outros… faz parte de mim sofrer com quem sofre ou alegrar-me com quem está alegre… mas neste caso, não poderei nunca abrir a boca! Nem nos grupos a que pertenço! Tarefa muito difícil para uma pessoa tão expansiva e tão transparente como eu… que não consigo esconder nada porque o meu rosto fala mais que a minha boca! E por mais que me esforce… as melhoras nesse sentido têm sido poucas… muito poucas mesmo!

Ai, surpresas!... Que escola de contenção para mim! Quantos desafios e amarguras! Quantas desventuras! Quantas felicidades! Quanto crescimento e decrescimento!...

Senhor, é com essas aventuras e desventuras que me surpreendes a cada instante… e é por elas que muitas vezes me tens dado coragem para eu poder ir além das minhas próprias forças!

Prometo-Te continuar na luta, pois sabes que isto também faz parte da exploração da minha riqueza! Tenho a certeza de que vais continuar a ajudar-me!…

Obrigada, Senhor!

Sem comentários: