terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Como vemos os nossos filhos?



Hoje… parei para pensar!
Antes der ser o indefinível, o maior e mais sublime Homem de todos os homens, Jesus Cristo foi Menino como qualquer outro bebé, nascido de uma mulher e numa família normal para a época, Mulher que agora vemos a maior e mais sublime de todas as mulheres… e família a que muito carinhosa e reconhecidamente chamamos de Sagrada Família de Nazaré, porque foi em Nazaré que esta Família viveu a maior parte da Sua vida!
Jesus, o Menino Jesus, com toda a realidade humana e mística que O envolve, foi um filho desejado, querido, amado, protegido, educado, encaminhado, compreendido...
Podemos ver a grandeza daquela família no sim de Maria, na confiança e aceitação de José, na obediência às leis sociais partindo para Belém em resposta a um pedido de recenseamento, no aceitar as condições precárias do nascimento de Jesus, na apresentação de Jesus no Templo e purificação de Maria conforme ordenava a Lei Mosaica, na fuga ao perigo da ordem de Herodes buscando desesperadamente o Egito para livrar Jesus pequenino do assassinato cruel que tiveram todos aqueles meninos inocentes da cidade, na primorosa educação pessoal e social de Jesus que fez com que Ele, na visita ao Templo, aos doze anos de idade, já mantivesse um diálogo cheio de sabedoria e convicção, firme e seguro com os Doutores da Lei, no Jesus ter aprendido com o pai José a profissão de carpintaria, pois chamavam-no carpinteiro filho do José Carpinteiro, no carinho desvelado pela mãe principalmente depois da morte do pai José… na força e coragem como enfrentou a vida pública onde proclamou corajosamente a Palavra do Pai contra tudo quanto fosse incorreto e desumano… que O levou à morte!
Se Jesus quis nascer como qualquer um de nós… como qualquer um de nós teve que ir aprendendo quem era e o que queria da vida ao longo da própria vida, com a educação dos pais que O levaram a uma oração constante e constantes idas às Sinagogas orar e estudar as escrituras e à sublimação das atitudes e conhecimento das leis e vivências sociais da época.
Jesus, foi um Homem do Seu tempo! E como tal, trazia consigo uma missão enormíssima… tão grande que modificou para sempre a vida do mundo! Mas fez tudo de uma forma simples e discreta.
Quase nada se sabe de muitos anos da vida de Jesus! Mas foi no silêncio desses anos que Ele se autodescobriu na oração, estudo das Escrituras, de Si mesmo e das intempéries e sabores da vida, no seio da Sua família e na convivência com familiares e amigos… sei lá que mais!
Lembro Sua Mãe nas Bodas de Caná – “Filho, não têm vinho!” E “Mulher, que tenho a ver com isso? Ainda não chegou a minha hora!” E a conclusão: “Fazei tudo o que meu filho vos disser!”
Que atenção a tudo, que certezas, que confiança, que solicitude!...
Quereremos mais do que isto para constatarmos a forma como os Pais terrenos de Jesus o amavam, acompanhavam e olhavam?
E nós (eu) como vemos os nossos filhos?
Quem dera que os víssemos e sentíssemos como José e Maria sentiam Jesus!
Mamãe Maria e Papai José, juntos com o Pai Supremo de todos nós e de Jesus que cuidastes com tanto carinho, desvelo e ternura, ajudai-nos a ver e cuidar dos nossos filhos como cuidastes do vosso!

1 comentário:

Anónimo disse...

claro que o menino jesus, nasceu como qualquer outra criança.