quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Confio em Ti, Senhor!




A vivência do Ano da Fé faz-me sair muitas vezes de mim mesmo para me encontrar a sós com Deus em Jesus, que é toda a essência da Fé!
Quando afirmo: “Eu creio em Deus” - que significa isto para mim?
Antes de mais terei de me esforçar por ser convincente nas minhas afirmações, que devem ser assumidas e não pronunciadas sem pensar!
“Eu creio em Deus” significa um “Confio em Ti, confio-me a Ti, Senhor”! Não como a quem recorro somente nos momentos difíceis ou a quem dedico alguns momentos do dia ou da semana, mas em quem quero fundar a minha vida deixando e pedindo que a sua Palavra me oriente a cada dia, em todas as minhas escolhas… sem medo de perder algo de mim.
Quando me lembro das três perguntas a que os meus pais e padrinhos deram o sim do meu Batismo, “Crês?” em Deus, em Jesus Cristo, no Espírito Santo, a santa Igreja Católica e as outras verdades de Fé, recordo que a resposta foi sempre: “Creio”!
Na Vigília Pascal, na Celebração de Batismos… e nas Eucaristias dominicais e festivas em que a proclamação de Fé se faz de modo dialogado, a resposta é sempre: “Creio”!
E de cada vez que eu repito “Creio” devo ter a consciência de que a Fé é um dom de Deus que terei constantemente que aprofundar… não isoladamente… mas em plena e perfeita união com Deus e com os meus irmãos e irmãs, porque nunca crescerei a sós na Fé, mas sempre em comunidade, porque o Ser Humano é um ser social.  
O dom da Fé deve mudar a minha existência pessoal, converter-me a cada instante!... Cada vez que participo de um Batismo devo perguntar-me como aplico e com quem aplico na vida o grande dom da fé. 
Viver o “Eu creio em Deus” leva-me, de facto, a viver como estrangeiro nesta terra na busca da verdadeira pátria, a celeste.
Viver o “Eu creio em Deus” faz-me pessoa de valores, pede-me a adoção de critérios e o assumir de comportamentos que raramente coincidem com a moda e a opinião do momento por raramente pertencerem ao modo comum de pensar e agir.
Viver o “Eu creio em Deus” leva-me a pedir força para remar “contra a corrente” e a viver a própria Fé como o Espírito de Deus ma faz sentir.
Viver o “Eu creio em Deus” é ter Deus presente na vida e renunciar aos mais diversos ídolos que se me apresentam, inclusive eu mesmo.
Viver o “Eu creio em Deus” leva-me a tentar viver com total realidade as benesses dos progressos da ciência e da técnica, como pessoa liberta da ilusão da auto-suficiência e dos desequilíbrios egocentristas que estragam os bons relacionamentos interpessoais e os comportamentos sociais. 
Afirmar e viver o “Eu creio em Deus” leva-me a sair constantemente de mim mesmo à boa maneira de Abraão para tentar, a todo o custo, na realidade dos meus dias, viver a certeza  que me vem da Fé e da presença de Deus na história humana a oferecer vida e salvação e um futuro com Ele, para chegar a uma plenitude de vida que não acabará nunca. 
Afirmar e viver o “Eu creio em Deus” ajuda-me a ver e sentir que a mensagem evangélica continua a ecoar através das palavras e obras de tantos homens e mulheres de Fé, e que Abraão continua a ser pai de muitos filhos, os que aceitam pôr-se a caminho em obediência à sua vocação divina e confiando na presença da benevolente benção e acolhimento do Senhor para se fazerem benção para todos com quem se cruzem nos caminhos difíceis da vida.
Confio em Ti, Senhor! Aumenta a minha Fé!

Sem comentários: